Bem estarEducação

A Paz é Ativa, Sem Violência – Depende de Você

“Depende de Você”

“A Paz é Ativa,
Sem Violência”

Quando li o artigo que minha Amiga Val, idealizadora e criadora do nosso blog postou em 30/12/16, fiquei muito envolvida com sua mensagem e percebi que seu título também expressaria o que desejava transmitir aos caros leitores, então minha filha (8 anos) sugeriu um desdobramento do título. Parabenizo a filha pela sensibilidade e a Val pela nobreza de sentimentos!

Amigos,

Quem não fez ou está fazendo uma reflexão das experiências que viveu no ano que está se encerrando e as que irão começar?
Este processo é natural porque encerramos um ciclo de vida e um outro se nos apresenta, quem não deseja ser mais feliz?
Neste processo de avaliação, sugiro que você analise os acertos e também os desacertos porque aprendemos muito com eles se os encararmos, sem “desculpismos”, assumindo a responsabilidade pela parte que nos cabe, nas escolhas e seus desdobramentos – sentimentos, palavras, ações, omissões, em nossos relacionamentos inclusive.

Como diz o grande Amigo, Francisco Cândido Xavier, “Não podemos voltar ao passado e construir um novo começo, mas podemos construir um novo final”.

Muito me encanta este pensamento porque traz para nossas mãos a responsabilidade pelos nossos destinos. É claro que, às vezes, tentamos de tudo para alcançarmos uma conquista, seja no plano profissional, pessoal, familiar ou na saúde e, ainda assim, não conseguimos. Mas, o valor a qual devemos nos importar é que fizemos tudo o que pudemos, da melhor forma que sabíamos.

E quando não nos esforçamos, não transpiramos? Aí vem um sentimento de culpa e, às vezes ficamos paralisados no remorso.

Que tal aproveitarmos o momento da virada de ano e avaliarmos com sinceridade se você pode fazer a diferença naquele aspecto da sua vida que está te deixando tão aborrecido e até infeliz?

Vamos aos relacionamentos,

Encare o relacionamento mais delicado que você está vivendo como um desafio. Ele pode ser a ferramenta para seu progresso pessoal, sua fonte de superação!

“Só Depende de Você”

Faça uma retrospectiva do seu comportamento e dos seus pensamentos frente à este relacionamento e às pessoas envolvidas. Como era no início? Como você se comportava diante dela? O que sentia?

E depois? O que mudou?

Alguns obstáculos da Comunicação:
Algumas formas de comunicação são muito prejudiciais: falar mandando, constrangendo, comparando negativamente, criticando, julgando, ameaçando, culpando, com sarcasmo, generalizando o aspecto negativo, insultando, não a deixando se manifestar, entre tantos outros.

“Só depende de você” usar novas regras de comunicação, para torná-la mais saudável:

Respeite a opinião do outro, ainda que você não concorde, escute-o com empatia;
Olhe mais nos olhos da outra pessoa;
Fale com clareza e elegância;
Saiba ouvir;
Não use nomes ou expressões agressivas;
Peça desculpas;
Expresse seus sentimentos;
Diga o que sente pela pessoa e quanto gostaria que o relacionamento entre vocês melhorasse;
Não desvie do assunto;
Não traga o passado à tona;
Faça elogios;
Faça pedidos e não exigências;
Não reaja, deixe a outra pessoa falar até o fim e responda com educação;

Sei que não é fácil, exige treinamento, lucidez e autocontrole. Somos seres emocionais e deixamos de lado a racionalidade quando as emoções se afloram, especialmente frente às pessoas em que o relacionamento está difícil.

Mas, caso você decida começar agora a se comportar de forma diferente, você estará quebrando o ciclo da violência e iniciará uma nova jornada que poderá levá-lo a zonas muito mais satisfatórias e felizes.

Não é a Marisa que garante, são os grandes especialistas da Paz no mundo, Gandhi rejeitou a violência e ensinou que quando nós reagimos a ela, também estamos sendo violentos e entramos no ciclo.

Ele nos ensinou a quebrar este ciclo. Você não deve aceitar aquilo que não concorda, mas jamais deve usar meios violentos, a não ser que queria colaborar com a violência, que infelizmente está imperando na atualidade, seja nos lares, nas ruas, nas escolas, nos comércios e entre os Estados.

A Paz não é passiva, deve ser ativa, mas jamais se utilizar da violência!

Diz uma amiga muito sábia, Dona Guiomar Albanese que “Viver não é um simples espaço entre o nascer e o morrer, é dinamizar a vida com atos de fraternidade”.
Feliz Você Novo em 2017!

Marisa Mathey

Fonte : ENAM “Cartilha do Divórcio Para Pais”

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

1 COMENTÁRIO

  • Responder
    Avatar
    Roseli Oliveira Diz:

    abril 27, 2024 at 07:01 pm

    A reforma íntima não é fácil, mas necessária e trás inúmeros benefícios !!!
    Estou aproveitando muito seus textos, parabéns Marisa Mathey

DEIXE UM COMENTÁRIO