A EscolaBem estardesenvolver brincandoDiversãoEducaçãoEducação e diversão

A Importância de Brincar na Natureza

A Importância de Brincar na Natureza

 

Apesar de reconhecermos os benefícios que crianças e adolescentes obtêm ao através do brincar e das atividades de lazer e de aprendizado ao ar livre, eles têm cada dia menos oportunidades de usufruir desse direito universal.

Vivemos um momento em que a pandemia pelo coronavírus fez  o confinamento necessário, é verdade. No entanto, é importante que façamos uma reflexão sobre isso: como estamos apresentando o mundo às novas gerações?

Pesquisas na área mostram que o convívio com a natureza na infância e adolescência melhora o controle de doenças crônicas como diabetes, asma e obesidade, diminui o risco de dependência de álcool e outras drogas, favorece o desenvolvimento neuropsicomotor, diminui problemas comportamentais, além de proporcionar bem estar mental e equilibrar os níveis de vitamina D. Além disso, estimula a criatividade, a iniciativa e a capacidade de resolução de problemas.

Entendemos por natureza aquela que é encontrada em diferentes ambientes, construídos ou não, especialmente aqueles à céu aberto, composto por elementos naturais como pedras, chão de terra, água, mar, rios, plantas, insetos, pássaros e outros animais, céu, estrelas, lua e etc. Inclui a natureza próxima, a qual todos podem ter acesso, nas praças, parques, pátios, parquinhos, jardins, hortas urbanas, lagos, praias e também inclui as áreas protegidas, que propiciam experiências tão amplas como a natureza desses lugares.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda-se que crianças e adolescentes tenham no mínimo uma hora por dia de oportunidades de aprender e brincar nesses ambientes, para que possam se desenvolver de forma plenas a saúde física, mental, emocional e social.

Que tal aproveitar o fim de semana para planejar um piquenique, ver o pôr do sol ou observar as estrelas? Nosso exemplo é fundamental para eles construam uma relação duradoura com a natureza.

 

Fonte: Manual de Orientação da SBP- “ Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.

 

Por Dra. Josie Pimentel

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO