DiversãoEducação

POR QUE LITERATURA INFANTIL?

POR QUE LITERATURA INFANTIL?

 

Diante da minha opção em contar histórias, indicar livros e escrever para crianças de corpo, alma e mente, há anos tenho ouvido uma pergunta com frequência:

Por que Literatura Infantil?

Eis minha resposta: Porque é a minha paixão. Acredito que é na infância que nos tornamos leitores de verdade. É nessa fase que estamos abertos ao encantamento, aos mistérios e brincadeiras. Adoro escrever para esse público que tem a certeza de um futuro feliz.

A literatura infantil me faz mais feliz, simples assim.

Recentemente tive a linda oportunidade de ser apresentada a um professor e autor consagrado, não apenas como professora, o que para mim já é um grande motivo de orgulho, mas também como autora. Pude estabelecer uma conversa com ele, que durou preciosos minutos. Nos quais absorvi cada palavra dita por ele com a alma, com toda a consciência de estar diante de um profissional daqueles que nos serve de referência na própria prática.

Fiquei muito emocionada com o ser humano que se revelou ali, por trás daquele monstro sagrado da literatura, ao contrário das pessoas em geral, quando ele me perguntou qual gênero eu escrevia, diante da minha resposta simples, modesta e tímida eu não precisei me justificar. Ele continuou a conversa dizendo da importância da literatura infantil e justificando a pertinência do gênero para o desenvolvimento humano.

Com outras palavras, as suas palavras, com toda a sua autoridade de escritor e professor, de ser humano experiente em ler e escrever o mundo, ele reafirmou o meu pensar.

Senti-me como uma criança diante do seu professor, recebendo um gesto, um olhar, uma palavra de aprovação diante de um ato. Daquele, que ainda por alguns instantes, para mim representou e exerceu a figura de uma autoridade afetiva.

Shirlei Pio

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO