Bem estarEducação

Eu quero um prato cheio! De que?…

Eu amo falar sobre alimento e todo seu universo; e amarei compartilhar isso com vocês! Mas, espera um pouco… Como assim, alimento e todo o seu universo?

Ah, pois é! Temos sim um universo em torno de um só elemento! Ou vocês acham que a nutrição (boa ou má) proporcionada pelo alimento é seu único significado em nossas vidas?

Já repararam que o alimento é um dos únicos elementos presentes na vida do ser humano, desde o nascimento, e que os acompanha diariamente ao longo de toda a vida? Algo tão presente não poderia ser tão limitado a um único aspecto, mas sim, ter um universo com ele!

Vamos parar um pouco com o significado do alimento e explorar a sua significância, afinal, é ela que traz todo esse universo contido nesse elemento…

Exercitamos…

Pense em um alimento que, hoje, se você vir, sentir o cheiro ou comer, vai te fazer voltar a ser criança…

Pense num alimento que te lembre algum episódio importante da sua vida, feliz ou triste, mas marcante…

Pense num prato típico, que te represente culturalmente, que te faça lembrar de onde você veio…

Lembre de uma refeição em família…

Pense na primeira coisa que organizamos quando vamos receber uma visita que amamos…

Lembre das demonstrações de afeto das mamães, das vovós, das titias… Recheadas de delícias caseiras…

Pense numa reunião de amigos…

Lembre de todas as nossas comemorações…

Todo mundo tem uma boa história para contar temperada com algum alimento marcante!

Não podemos desvincular o alimento de afeto, afinal, qual o primeiro alimento que recebemos na nossa existência? Algo que vem coberto de amor, de afeto, de aconchego, de doação. O leite materno, a amamentação, é a melhor representação deste universo trazido no alimento; pois é com ele que começamos a vida já aprendendo que o ato de se alimentar não é apenas fisiológico; a primeira alimentação já vem repleta de afeto!

Sim! O alimento marca! Ele marca porque é memória, é afeto, é cultura, é acalento, é comemoração, é família, é origem, é história…

E por que falar sobre todo esse universo é tão importante? Simples, porque o alimento é, também, a representação do que somos, do que sentimos; é parte de nós, de nossas vidas, de nossas histórias!

A alimentação é um ato social, político, ambiental, econômico e afetivo! A forma de se alimentar é a representação da formação do ser humano! Que ser humano queremos para o mundo?

Falaremos sobre alimentação saudável aqui? É claro que sim! Sempre! Porém, sem nunca esquecermos e ignorarmos todo o universo que o alimento traz consigo!

 

Você quer um prato cheio de que?

Eu já tenho minha resposta…

Por Tatiane Meirelles de Deus

 

tati - artigo

 

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO