A EscolaPedro

” Aprenda com seu filho”.

” Aprenda com seu filho”

Nós temos muito o que aprender com nossas crianças. Elas são tão puras e verdadeiras. Não disfarçam, não escondem sentimentos. São genuínos e autênticos quando gostam ou não de uma pessoa.

Estão ligados a essência das relações que tem com os amiguinhos, com os primos, os pais. Quando amam, é verdadeiro. E tem olhos de amor onde quer que estejam.

Observe seu filho! Não ache que seu papel é apenas ensiná-lo! Você pode aprender muito com ele.

Ele pode te ensinar a não ter preconceito.

Veja como ele se comporta quando está diante de situações novas, quando está com os amigos.

Como reage quando se depara com o desconhecido.

Muitas vezes, crianças me abordam com o Pedro (meu filho que tem Amiotrofia Espinhal Progressiva do Tipo 1), e querem saber o que ele tem, se ele vai melhorar, por que ele ficou assim, se vai andar, se vai falar,etc…. mas são “arrastados” por seus pais porque eles tem receio de estarem incomodando, ou sendo desagradáveis. Querem sair daquela situação que a criança trata com naturalidade e por causa desses pais, a situação acaba ficando constrangedora e a criança começa, a partir daí, associar em sua cabeça que “não é bom chegar perto”, ” não posso perguntar” , ” tenho que fingir que não vi”. Crianças não são preconceituosas. O preconceito está nos adultos.

A criança, quando tem suas dúvidas sanadas, parte para o segundo momento: fazer amizade. E na maioria das vezes, quando se deparam com crianças que elas percebem ter alguma dificuldade, limitação, elas querem ser mais que amigas, querem cuidar, proteger. Tornam-se solidários. Crianças diferenciadas. Com certeza, serão adultos melhores.

A dica que eu gostaria de dar: Pais, estejam abertos para aprender com seus filhos. Observem a alegria, a espontaneidade deles. A pureza. Eles são nossos melhores professores no quesito humildade.

Podemos dar bronca, chamar atenção, que eles sempre nos amam em primeiro lugar.

Vamos deixar que o exemplo de conduta deles nos contagie, porque eles são cheios de energia, não é mesmo.

Essa troca será rica!

Nós ensinamos, mas nos colocamos na posição de aprender a ver a vida com os olhos deles!

Que tal?

Com carinho,