A EscolaEducação

Sobre o tal QUADRO DE INCENTIVO…

Sobre o tal QUADRO DE INCENTIVO…

Antes de qualquer coisa, sou contra quadros prontos! Não há um quadro de incentivo que sirva para todas as crianças, já que cada uma tem sua particular necessidade de incentivo. E também porque acredito que as crianças precisam participar do processo de construção de SEU quadro, para que faça sentido. Vocês podem pesquisar lá no Google e encontrarão uma infinidade de modelos, e até sites em que podem personalizar e mandar fazer com o personagem favorito. Mas antes dessa compra, alguns passos são importantes:

 

  • Combine: o Quadro de Incentivo precisa ser valorizado e compreendido por todos. Convide as crianças, o pai, a avó, a babá (quem participa da rotina da criança) a construir um painel onde estarão as ações básicas que esperamos na casa diariamente, para que possam ser estimulados, valorizados e até pontuados. Se necessário, cabe um diálogo anterior entre os adultos para se certificar que estão todos na mesma sintonia sobre o sentido e a razão de se usar tal estratégia.

 

  • Planeje: O Quadro de Incentivo é uma estratégia familiar (e não um instrumento controlador da criança), então a família toda precisa reservar um tempo, organizar um momento gostoso para se reunir, para conversar e produzir o quadro, com calma e carinho. Não dá pra ser às pressas, de qualquer jeito e sem a presença de parte da família ou de quem cuida da criança – e nisso, incluam vovós e babás que ficam diariamente na dinâmica da casa.
  • Converse: O Quadro de Incentivo não irá impor nenhuma regra aos filhos, sim compartilhar regras para todos. Então, antes de mais nada, a conversa começa com levantamento de ideias e opiniões de todos sobre o que é importante que aconteça em casa todos os dias e que todos devem cumprir. Além de conversar sobre o que está dando certo, o que precisa melhorar, o que pode ser inserido e/ou eliminado na rotina da casa. E todos apontam o que podem fazer para ajudar e dar sugestões de como fazer na pratica.
  • Construa: O Quadro de Incentivo é uma maneira de organizar as ideias da conversa anterior. Ele pode ser construído de diversas formas, cada família saberá o que funciona melhor na sua dinâmica (e nada impede de testar varias formas). Pode ter os dias da semana ou não, pode ter os horários que devem acontecer determinadas ações, pode ter apenas as ações que foram combinadas. Pode ser comum a todos da casa e pode ser que cada um tenha o seu quadro. Pode funcionar por dia ou por semana (por mês fica mais difícil o manejo). Pode estabelecer os incentivos com símbolos, palavras de incentivo, uma gradação (ex: Muito bom, Bom, Pode melhorar), e pode ter pontos.
  • Inclua: O Quadro de Incentivo é um instrumento familiar, mas que visa o desenvolvimento da criança. Portanto, elas precisam ser incluídas, desde o primeiro passo, ao combinar o momento, ate á construção. Se vamos incluí-las, abusemos do lúdico, do colorido, dos personagens. Usemos as palavras e ideias que elas sugeriram em algum ou alguns momentos. E ainda que seja uma “coisa séria”, deve ser uma brincadeira, prazeroso, envolvente e até divertido.
  • Use: Se não usado, O Quadro de Incentivo se tornará aversivo, logo… as regras também. Então, muito cuidado. Se a família ainda não estiver num bom momento para tornar desta estratégia uma prática, calma. Conversem mais e se preparem de verdade. Porque, a partir do momento que envolvemos nossos filhos numa ação eles criam muita expectativa e se movimentam em busca de resultados.

Por Janaina Nakahara

 

Imagem do quadro de incentivo tirada da internet

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO