A EscolaAUTISMO, UM PROCESSAMENTO DIFERENTE!Bem estarCuidando do corpoEducação

Escovar os dentes…traumatiza ou não a criança?

Escovar…traumatiza ou não a criança? E as autistas então?

Esse assunto é longo, e não será possível falar tudo em um único post.

Em autistas a causa pode ser comportamental ou sensorial. Mas e se for sensorial? Vou traumatizar?

Em caso de questões sensoriais várias dicas podemos dar. Corre nos stories que dei algumas. Mas se vc usou todas as dicas ainda mais outras e mesmo assim ainda é uma dificuldade. Devo insistir? Posso piorar a situação? Forço?

Convido antes a uma reflexão…

Se seu filho tiver problemas em tomar banho, você vai deixar ele sem banho? Se ele não gostar de se limpar ao ir ao banheiro ou nas trocas de fraudas, você vai deixar ele sem banho ou com frauda suja? Não né!! Porque as consequências de deixar vão ser piores certo? Problemas de saúde, de pele, assaduras e muitas coisas podem gerar pela falta desse ato. E ele pode chorar bem mais por uma assadura.

Na boca não é igual? É um ambiente quente e úmido. Deixar restos alimentares lá? Ele não deixa, então respeito e não escovo ? Isso realmente, colocando em uma balança, é o melhor para a criança?
Já pensou a respeito?

Então gente. As consequências em deixar uma criança sem escovar os dentes podem traumatizar muito mais a criança do que você escovar mesmo ele chorando.

O acúmulo de placa bacteriana, o chamado biofilme, que se forma na falta da escovação pode gerar inflamação gengival, cáries. E isso vai piorar ainda mais a escovação, alimentação e o trabalho de outros profissionais na adaptação sensorial da boca dessa criança.

✅ É uma higiene básica que não temos escolha. Escovar simmmm.

Já vi muitos casos de crianças traumatizadas pelas consequências da não escovação, mas nunca vi um caso que a mãe forçou a escovação e ele se traumatizou, ou piorou a questão sensorial por isso. Pelo contrário, a mãe que insiste, não desiste, e que até em alguns casos força, tiveram crianças que se acostumaram. Não se compara com os traumas daqueles que tiveram as consequências pela falta da escovação.

Então bora pensar em estratégias, quer sejam materiais, quer sejam lúdicas, MAS DESISTIR NÃO PODE SER UMA OPÇÃO!! 💙💙💙💙💙💙
#odontologiaeautismo #amariodontologia

Por dra. Elaine Rosa