A EscolaBem estarCuidando do corpoEducação

Mês de Agosto, Mês de conscientização da importância do aleitamento materno!

Mês de Agosto, Mês de conscientização da importância do aleitamento materno!

Os benefícios do aleitamento são muito divulgados, em especial sua característica de proteção contra doenças e fortalecer o sistema imunológico do bebê. Sabemos que essa importante função já está presente  desde as primeiras gotas de colostro.

Em tempos de pandemia, isso vale ser celebrado, pois sabemos que o  leite materno produzido por mães vacinadas tem anticorpos contra a covid-19.

É o que aponta um estudo publicado na revista científica americana The Journal of the American Medical Association (JAMA). A pesquisa acompanhou um grupo de 84 mulheres de Israel que foram vacinadas com a Pfizer/BioNTech. Após a aplicação da vacina, as mães apresentaram altos níveis de anticorpos IgA e IgG contra o novo coronavírus no leite materno.

Ainda são necessários mais estudos para afirmar que o leite das mães pode gerar uma proteção efetiva para os bebês, mas tudo indica que sim. Em outras vacinas isso já foi mostrado, mas nesse caso ainda é preciso tempo de evolução e estudos comparativos em mães que foram vacinadas e amamentaram e mães que não amamentaram para ver se a incidência do vírus será menor em crianças amamentadas com leite com anticorpos.

Mas, isso merece ser comemorado, não é mesmo?

#agostodourado #vacinaçãocontracovid #lactantes #amamentação

Por dra. Josie Pimentel

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO