A EscolaBem estarCuidando do corpoEducaçãoSem categoria

O QUE SÃO OS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS?

Eles estão em toda parte, por isso é preciso aprender a reconhecer os alimentos ultraprocessados para que você faça melhores escolhas para você e seu filho.

Os alimentos ultraprocessados são alimentos que passaram por técnicas e processamentos com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes. Têm alto teor calórico, baixo valor nutricional, pobres em fibras alimentares, proteínas e diversos micronutrientes e costumam ter alto teor de gorduras saturadas/ trans e elevada carga glicêmica. A maioria desses produtos contém uma pequena parte, ou nada, de alimentos inteiros.

E o grande problema é que são hiperpalatáveis, ou seja, acentuam muito sua palatabilidade ou aceitação da maioria da população, danificam os processos que sinalizam o apetite e a saciedade e provocam o consumo excessivo e “desapercebido” de calorias, sal, açúcar, etc. São criadores de hábito e, às vezes, quase causam dependência

Os produtos ultraprocessados vêm sendo apontado como a principal causa no aumento de peso e de doenças crônicas, sendo associado à dislipidemia em crianças e, portanto, a um maior risco de doenças cardiovasculares, síndrome metabólica em adolescentes e obesidade em adultos no Brasil.

Procure refletir sobre aquisição de alimentos ultraprocessados e ao ir ao mercado faça as seguintes perguntas para eleger os alimentos que farão parte da alimentação da família:

1. Este alimento trará algum benefício a minha saúde e à saúde de meu filho?
  2. Este produto é mesmo um alimento ou trata-se de um ultraprocessado?
  3. Este produto pode prejudicar minha saúde ou a saúde do meu filho?

Por Camila Alves