Educação

Estresse infantil

 

Hoje quero falar sobre o que pode estar causando o estresse nas crianças em todos os momentos do seu dia.

 

Vamos pensar juntos.

 

Pela manhã, na hora do despertar, logo cedo, a criança em vez de receber “um bom dia” carinhoso, ouve um irritado  “acorda logo… estamos atrasados…”

 

Ai vem o banho, o café da manhã, tudo tem que ser muito rápido, na correria, sem alegria e bom humor que deveria iniciar o dia, principalmente tratando-se da vida dos pequenos. E todo este estresse da manhã, com certeza irá refletir no decorrer do dia da criança, seja na escola, pelo seu interesse e desempenho nas atividades escolares, seja no contato e interação com os amiguinhos, que por sua vez também passam pelos mesmos estresses com suas famílias, e assim criando uma cadeia de crianças estressadas, irritadas e mal humoradas.

 

Infelizmente todo estresse do dia-a-dia dos pais, são transferidos constantemente para as crianças, seja no modo de falar ou pelos argumentos usados com eles demostrando a falta de paciência.

 

Acredito que poderíamos mudar este contexto.  Reconheço e sei o quanto é difícil a vida de todos nós pais e mães que trabalhamos fora e temos que cumprir horários e compromissos, mas vale ressaltar que podemos nos esforçar para darmos uma condição melhor para que essas crianças não se tornem crianças nervosas como os adultos, sem paciência e intolerantes e até mesmo agressivas. Quem sabe se nos programarmos para acordar 15 minutos antes, deixar as coisas preparadas no dia anterior, tudo para diminuir a correria, a manhã não seria melhor?

 

E pensam que acabou? Infelizmente não.  O dia segue, e a criança continua sendo obrigada a acelerar. É cobrada na escola para melhorar seu desempenho, tem pouco tempo para brincar, o intervalo entre aulas tem diminuído, e neste pouco tempo ela não pode correr, não pode gritar, não pode pular… não pode… não pode brincar.

 

Volta para o lar no horário do almoço, que também deveria ser um momento de tranquilidade, conversas e alegria. Mas NÃO, não é. “Tem dever de casa?”  “Precisa estudar!”  “Coma tudo, almoce rápido para não chegar atrasado à aula de inglês, natação, balé, judô, música…” ufa…

 

Entendo que os Pais querem que seus filhos tenham todas as possibilidades de aprendizado cultural que a sociedade oferece, no entanto, prejudicar seu bem estar para que aprendam (aprendam?…) tudo ao mesmo tempo (tempo?…), será válido? Onde está o tempo mesmo? Não sobra tempo para brincar, essencial na formação das crianças.

 

Li em algum momento em minhas pesquisas e estudos, que a criança precisa de momentos de “não fazer nada” ou “fazer o que tem vontade”… Quem não precisa de um ócio criativo? E acredito muito nisso.

 

Estamos criando crianças com preocupações de adultos, com agendas repletas de atividades, responsabilidades em excesso. As atividades estão sendo descarregadas nas costas delas de forma desgastante, pois parece que a criança tem que ter atividades constantes, não pode parar, sai de uma escola e entra em outra, sai de uma atividade e entra em outra.

 

Vamos identificar o que está estressando os nossos filhos?  E dentro do possível diminuir a pressão que estamos colocando neles sem percebermos?

 

Será que não é o momento de repensarmos na qualidade do tempo dessas crianças? Estamos muito preocupados em darmos o melhor a eles, mas será que não estamos esquecendo o mais importante? A nossa presença real, a nossa atenção, o nosso toque carinhoso, a nossa conversa constante, o nosso olhar generoso…

 

“A criança não diz “tive um dia difícil” ela diz” vamos brincar?”.

 

 

 

Val Pasini

Escola Para Pais

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO