A EscolaBem estarEducação

Amamentação, mais um ponto para a dedicação

Amamentar foi uma das experiências mais esquisita, dolorida e emocionante que tive na vida,  quando meu filho parou de “querer” meu peito (aos 9 meses) foi no mínimo triste, como se ele tivesse deixado de depender de mim. Mas na maternagem as alegrias e frustrações vão se sobrepondo, e a boa noticia é que superamos todas!

Já sabemos muitos aspectos positivos da amamentação, sempre escutamos sobre a importância nutricional, o estabelecimento do vínculo entre mãe e filho, o fator imunológico do leite materno. Além dos benefícios trazidos aos pais, a mãe perde peso com mais facilidade, o útero volta ao normal mais rapidamente, e mais… O leite materno é gratuito!!!

Por qual motivo então é tão difícil a adesão ao aleitamento exclusivo??? Não consigo entender!

Algo não muito comentado nas campanhas de aleitamento que costumo ver, é a importância no desenvolvimento e funcionamento dos músculos e ossos da face e da boca.

A sucção é um reflexo natural presente no bebê desde o nascimento, ao sugar o leite do seio da mãe, uma série de músculos são acionados, e os movimentos realizados por esses músculos estimulam o crescimento orofacial harmonioso.

Quando o leite é oferecido na mamadeira exige muito menos esforço, ou quase nenhum, dependendo do tipo de bico, e do tamanho do furo, o que compromete esse crescimento. Além da quantidade muito maior de liquido dispensado pelo bico artificial da mamadeira, poder provocar engasgos frequentes no bebê que está aprendendo a coordenar a respiração, a sucção e a deglutição (ato de engolir).

Um sistema que não foi bem desenvolvido, pode não funcionar bem! Ou seja, desenvolvimento muscular prejudicado, poderá ocasionar o funcionamento inadequado do movimento muscular a que ele foi destinado. A amamentação prepara a musculatura oral para a fase da mastigação. Resumindo: um bebê que não foi amamentado corretamente pode desenvolver uma musculatura hipotônica e comprometer a transição das consistências alimentares, e dificuldade na alimentação devido a alteração mastigatória.

Outro ponto extremamente importante é o posicionamento ideal da amamentação. Existem diversas posições indicadas, porém cada mãe e bebê acharam juntos o que for melhor para eles. O fundamental é o bebê não ficar em uma posição muito horizontalizada, pois como neles tudo é muito pequeno e delicado, a cavidade oral e a tuba auditiva estão muito próximas. Quando alimentado deitado, o leite pode escorrer para este caninho (tuba auditiva) e ir parar dentro do ouvido, causando infecções, que além de dores horríveis pode comprometer o densevolvimento auditivo e consequentemente de linguagem.

Além de tudo isso, a amamentação é um momento extremamente rico de estimulação, a mãe atende um pedido do bebê, comunicado através do choro, e logo se estabelece uma forma de comunicação de desejos e necessidades. A mãe durante esse momento conversa, ou canta uma música, estimulo auditivo para o desenvolvimento de linguagem. Todos os momentos são importantes!!

O aleitamento materno não é uma tarefa fácil, e ser bons pais, não é algo instintivo, como ouvimos muitas vezes. Então, caso tenha problemas em amamentar, não desista ou recorra ao mais fácil, que é o uso de fórmulas. Peça orientação a um profissional de saúde, juntos conseguiram encontrar quais são as dificuldades e o melhor caminho.

Amamentar não é perder tempo, é dedicar tempo.

Bora amamentar gente, dói um pouquinho no começo, mas as recompensas são enormes, palavra de fono e mãe.

 

Por Ana Clara

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO