Bem estar

O cotidiano é rico de informações.

Olá!!

Gente queria compartilhar com vocês uma situação de dúvida que aconteceu com a mãe de uma criança que acompanho. Acho que a dúvida de uma pode ser a dúvida de outras.

Sempre orientamos sobre a importância de um ambiente estimulante para o bom desenvolvimento das potencialidades das crianças. Mas quando falamos de estímulos adequados, não estamos falando necessariamente que os pais precisam fazer uma programação de atividades de estimulação.

Vamos usar uma situação rotineira para exemplificar: “Imagine um bebê no colo da mãe, ele presta muita atenção em um objeto colorido que se balança um pouco mais a sua frente. A mãe percebendo seu interesse aproximasse do objeto, permite que ele pegue, sinta a textura, o cheiro a temperatura e vai descrevendo as características do tal objeto verbalmente”.

Pronto uma situação cotidiana a mãe transformou em um momento rico de aprendizado.

O aprendizado através da experiência vivenciada, principalmente quando se refere a algo do interesse da criança provoca sentimentos de prazer e favorece a construção do conhecimento.

Manter um ambiente com estímulos adequados é aproveitar todos os momentos cotidianos com a criança para favorecer o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, motor ou de linguagem, tornando-se facilitadores das experiências de seus filhos.

Treinem os olhos, observem bem seus filhos e aproveitem os momentos que a própria criança vai sinalizar. E não esqueçam da importância do brincar!!!

Por Ana Clara

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO