A EscolaEducação

Ser criança é ter tempo de brincar e ser criança o tempo todo.

 

Brincar na vida de uma criança tem tanta importância, que está previsto na Declaração Universal dos Direitos da Criança da UNICEF.

Alguns especialistas no assunto chegam a dizer que brincar na vida dela é tão importante quanto se alimentar.

 

E por que o brincar é tão importante assim?

 

É que, através das brincadeiras, as crianças se conhecem, se comunicam e expressam suas necessidades. Sentem-se livres para inventar, conhecer e ampliar o entendimento da realidade.

 

Além de desenvolverem a criatividade e a atenção, relacionando-se com outras crianças, aprendem a respeitar o direito do outro, dividindo e se socializando, aprendem a lidar com as frustrações.

Observemos o que elas estão querendo dizer quando brincam. E para isso, devemos também estar atentos, para saber mais dos seus sonhos, silêncios e até segredos.

 

Brincando elas mostram suas preferências, seus medos e angústias. E mais, brincar tem benefícios emocionais, combate a tristeza e o medo.

 

Já acreditava Platão “que o brincar é parte integrante do desenvolvimento infantil, que através de brincadeiras sadias e honestas as crianças haveriam de serem homens de bem”.

Ser criança é ter tempo de brincar e ser criança o tempo todo.  Assim, barulhenta, esperta e alegre.

Que o adulto nunca prive uma criança de brincar e que não perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, para que possa sempre estimular e dar condições para uma criança brincar livremente.

 

Então… vamos brincar?

 

 

Val Pasini

Escola Para Pais

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO