A EscolaDiversãoEducação

ADAPTAÇÃO DE LIVRO PARA O CINEMA

 

É cada vez mais comum as adaptações de livros para o cinema. Graças a Deus! Porque a telona tem representado a porta de entrada para muitos jovens e crianças no universo da literatura. É mais comum do que se possa imaginar pessoas que procuraram os livros depois de assistir aos filmes.

O que muitos não sabem é que essa estratégia do cinema não é tão recente, um dos grandes clássicos adaptados e que se tornou campeão de bilheteria é o filme TUBARÃO, sendo originário e baseado no romance de Peter Benchley, Tubarão (em inglês Jaws) é um filme norte-americano de 1975, realizado por Steven Spielberg . O percurso do sucesso da obra teve início no livro, caindo no gosto dos leitores, posteriormente agradando o grande publico no cinema.

Atualmente, pode-se dizer que as coisas se complementam, a procura do grande publico por um livro, leva um olhar para a possibilidade de uma adaptação de sucesso.  Da mesma forma que um bom filme adaptado desperta interesse para o livro. O caminho é uma via de mão dupla.

É evidente que nenhum filme no mundo é capaz de substituir a leitura de um bom livro, nem tão pouco será capaz de reproduzir todos os detalhes descritivos contidos num livro em um cenário por mais fiel que seja a obra.

Outro fator a ser considerado é sempre que possível a comparação entre trechos do filme com os mesmos trechos do cinema, isso é perfeitamente possível e pode ser feito em casa de maneira muito natural, como por exemplo, lendo o trecho de interesse em família, ou até mesmo comentando a diferenças. Esse é o tipo de situação que contribui para uma formação crítica da criança, para o que ela assisti, lê, ouve, fala e auxilia a estabelecer relações entre o que já se viu/leu e o que se  vê/lê.

O incentivo a leitura trazido pelo cinema tem contribuído cada vez mais para a formação de leitores, é indiscutível e benéfico para toda família , não há contraindicação.

Shirlei Pio

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO