A EscolaEducação

OS FILHOS SÃO PATRÕES DOS PAIS?

OS FILHOS SÃO PATRÕES DOS PAIS…

VOCÊS JÁ OUVIRAM ISTO?

Pois é, há algum tempo atrás os pais eram os  “patrões dos filhos” e hoje, os filhos são “patrões dos pais”.

 

Antigamente nós como filhos crianças  que éramos, respeitávamos muito mais ou temíamos mais, pois não podíamos “responder”, ou seja, de forma alguma questionar ou debater qualquer assunto, pois poderíamos ser castigados de alguma forma, porque isso era considerado uma falta de educação e respeito. E assim, toda e qualquer decisão era tomada exclusivamente pelos pais, impossível o diálogo.

– “É assim e pronto…” “Não porque não!”…

 

Hoje os pais em geral, dão muito mais atenção aos filhos, deixando com que  as crianças participem das decisões, abrindo-se ao diálogo, perguntando o que a criança prefere, se gosta disso ou daquilo, e fazem de tudo para dar “do bom e do melhor”. Mas por outro lado  sentem uma dificuldade enorme em dizer não, mesmo quando necessário, e acabam cedendo algumas vezes onde não deveriam ceder.

 

Filho patrão? Filhos mandam e os pais obedecem!

 

Quem manda são eles?

 

Algumas pessoas pensam que isto acontece por insegurança dos pais, por acharem que trabalham muito e que o pouco tempo que ficam com eles, não pode exigir demais e dizerem não a toda hora. Talvez  medo de não serem amados. Afinal ficam o dia todo fora e os filhos são cuidados por outros e os pais querem sentir-se amados de qualquer forma, evitando contrariá-los em seus desejos.

 

O que vocês acham de tudo isto? Interessante ou preocupante esta afirmativa?

 

Temos muitas maneiras de sermos pais e filhos, onde cada um tem o seu papel nessa relação de amor e cumplicidade. Ninguém manda em ninguém, os pais são educadores e formadores de valores dos seus filhos. Que bom, que as crianças podem e devem sugerir ou dar opiniões sobre as coisas do dia-a-dia, isto significa que estamos formando crianças que sabem pensar, refletir e decidir no que é possível, mas sem esquecerem do respeito e limites.

 

Vamos refletir para continuarmos a falar sobre essa questão.

 

 

 

Val Pasini

Escola Para Pais

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO