Bem estar

Tirar o doce da boca da criança?! Sim! Faça isso por elas!

Acredito que não seja novidade o fato de que não é legal comer muito doce, né?  Mas, mesmo assim, quis escrever sobre isso, só para não passar em branco…

Por falar em branco… Açúcar! Sim, é ele! O grande vilão!

Gente, se todos tivessem a mínima noção do quão ruim é para a saúde e o que acontece com o nosso corpo quando ingerimos açúcar, jamais deixaríamos nossos filhos provarem desse mal!

O problema mais conhecido do açúcar são as muitas calorias que ele fornece, e, por isso, faz as pessoas ganharem peso com muita facilidade. Mas, tem muitas outras coisas ruins vindas do açúcar.

Quando comemos algum alimento (ou produto alimentício industrializado) com muito açúcar, estamos matando nossa fome com ele sem fornecer ao nosso corpo nutrientes necessários para boa saúde. Ocupamos o espaço do nosso estômago com algo que não nutre! Imagina isso no estômago pequenino de uma criança! Ela, de fato, substitui alimento por açúcar!

Além da famosa cárie dental provocada pela ingestão de açúcar, nosso intestino não gosta muito dele, portanto, comer açúcar altera significativamente a saúde intestinal! Não esqueçam que o intestino é chamado de segundo cérebro do corpo humano! Ter um intestino saudável faz o corpo ser mais saudável!

O açúcar  tem um efeito tão bombástico no nosso cérebro que é capaz de viciar mais do que a cocaína; isso foi mostrado recentemente em estudo feitos com ratos. Por ser um estimulante cerebral, causa euforia imediata após a ingestão. De muito rápida absorção, chega imediatamente ao cérebro, causando aquela sensação de bem estar imediata. Porém, na mesma velocidade que chega ao cérebro, ele é consumido e, muito rapidamente, vem a sensação depressiva pela ausência do açúcar. Assim, seu cérebro “pede” mais! Esse é o círculo vicioso do açúcar, igual a qualquer outra dependência química!

Existe um outro efeito do açúcar pouco falado que é o de envelhecimento celular precoce! Mas, espera um pouco! Estamos aqui falando de crianças! Pra que se preocupar com envelhecimento?! Ah sim! Falei em envelhecimento celular, isso quer dizer que quanto mais açúcar uma criança come, mais suas células envelhecem, seus órgãos, seu corpo envelhece mais rapidamente; isso pode antecipar doenças de adultos em crianças muito jovens!!!

Só uma última coisinha sobre ele: sabe aquela agitação constante e falta de sono? Pode ser açúcar demais!!! Como disse, açúcar é estimulante cerebral! Ele pode super agitar as crianças, para além do normal!

Acho que já está suficiente de bons (ou péssimos) motivos para cuidarmos com o consumo de açúcar pelos nossos filhos né?

 

Agora…. as dúvidas sobre o consumo…

De todas as formas de adoçar que existem, a melhor é o melado de cana. Super nutritivo e o menos refinado de todos os açúcares. Depois vem o açúcar mascavo, demarara e por último o açúcar branco. Essa é a escala de refinamento da cana de açúcar! O mel é muito bom também! Porém, uma ressalva importantíssima: já que o mel e melado são nutritivos, posso consumir à vontade? Não!

Mesmo tendo um processo de fabricação mais natural, menos artificial, eles fornecem glicose (açúcar) do mesmo jeito, causando, se em excesso,  todos os efeitos citados lá no começo!

Ah! Então vou dar adoçante para as crianças, já que não tem açúcar! NÃO! JAMAIS! Adoçantes causam desequilíbrio geral no corpo para quem não tem diabetes (único caso em que o adoçante é recomendado).

Mas, então, qual é a nossa saída?

Como sempre… a moderação, o equilíbrio!

Em momento algum, disse que o açúcar é proibido! Ele deve ser consumido com muito cuidado, muita moderação!

Esse é o grande problema de hoje! Estamos abusando demais das quantidades! As crianças, hoje, são expostas a quantidades absurdas, às vezes, imensuráveis de açúcar, todos os dias!

Isso, às vezes, a gente não percebe! Sabem por que?

Porque elas consomem o que chamo de “açúcar escondido”! Aquele contido nos produtos industrializados (na comida de mentira). Em geral, os produtos industrializados contêm quantidades de açúcar que nosso organismo é incapaz de metabolizar, de saber lidar com isso! Toda vez que oferecemos balas, pirulitos, chocolates, sucos industrializados (pó, caixinha, latinha), refrigerantes, cereais matinais açucarados aos nossos filhos, estamos bombardeando-os com açúcar; em uma quantidade impossível de ser trabalhada pelo corpo deles!

Por isso, sou defensora da comida de verdade! Nunca, quando fazemos uma preparação em casa (seja ela qual for) vamos conseguir consumir a quantidade de açúcar que o industrializado nos fornece! Nunca! Não chegamos nem perto! As quantidades da indústria são absurdas! Lembram do interesse dela? Lucro! Lucro vem do consumo! Consumo vem da conquista! Quer algo que conquiste mais nosso cérebro do que açúcar? Lembram do círculo vicioso que citei há pouco?! A indústria quer nos viciar em açúcar!

Portanto, pessoal, façamos nossos doces em casa, preparados com ingredientes naturais, usado o açúcar mais saudável, em quantidade adequadas.

Esse é o segredo…

Assim, poderemos desfrutar de um docinho de vez em quando… Ninguém é de ferro e confesso que é bastante prazeroso…

Deixo aqui um convite aos pais: assistam dois documentários sobre esse assunto! “Fed Up” e “Muito Além do Peso”.

TATIANE MEIRELLES DE DEUS

 

 

 

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO