Mães angustiadas

Tenho escutado muitas mães falarem sobre suas angústias em relação ao momento inicial da maternidade e o final de sua licença. Não sabem qual decisão tomar quando esse momento chegar, e o que acontecerá com o retorno ao trabalho profissional. Vejo mães em estado de alerta e ansiedade constante, pensando o tempo todo como fazer para criar um vínculo afetivo forte e duradouro estando longe do filho.

Deixo agora, alguns (muitos) questionamentos que nos fazemos e não temos as respostas certa. Certa? Ou a que gostaríamos de ter.

Então… tentem responder:

– Conseguirei educar corretamente?

– Como lidar com as frustrações e angústias de achar que não vou conseguir?

– Meu filho estará nas mãos de outras pessoas e se vincularão afetivamente mais a elas?

– E o lidar com eles, será como eu gostaria?

– Por outro lado, quero trabalhar fora, cuidar da minha vida profissional, afinal estudei e investi tanto, quero ter minha independência financeira.

– Mas deixar os filhos com quem?

– Empregada? Babá em casa? A vovó cuida? Creche, escola? Ou fico em casa doando o meu tempo e tudo de melhor que eu tenho e posso oferecer na educação e criação do meu filho?

– E no final do dia ainda ouvir: você não faz nada? Você não trabalha fora? O que você faz o dia todo em casa?

– Mas ao mesmo tempo fico pensando, e isso me traz uma tristeza angustiante e acabo  ficando muito desolada em ficar em casa o tempo todo, parece que eu estou fora do mundo, dos meus ideais de vida, sem interação, sem informação, vendo o mundo e a vida passar pela janela. Sinto-me isolada do mundo. Preciso conversar com adultos, ouvir outros tipos de conversas, assuntos importantes.

E ai? Qual decisão é melhor? Ficar em casa ou não?

Vejamos outras situações futuras e pensemos juntas:

Uma filha adulta, e que agora já é mãe, fala:

– Minha mãe jogou e joga até hoje na minha cara que largou tudo por mim, carreira, profissão e ideais para ficar em casa cuidando de mim.

– Nossa, meus filhos cresceram, cuidaram de suas vidas e eu fiquei aqui sem nenhum propósito. Agora o tempo passou demais, não consigo fazer mais nada, deixei de tudo lá traz.

– Trabalhei a vida toda pra dar o melhor para os meus filhos, deixando que outras pessoas cuidassem deles e hoje eles não têm um vinculo afetivo comigo, como eu gostaria. Somos distantes.

E agora? Em qual situação você se encontra? Ou ainda esta pensando qual caminho seguir? Existe um “caminho do meio” para esta situação?

Você que está lendo este artigo, coloque o que pensa sobre este assunto e prosseguiremos nossa conversa no próximo artigo com suas colocações.

Val Pasini

Escola Para Pais