Pedro

Inclusão x Acessibilidade: Faz bem pra quem?

Faz bem para quem ???

Quando as “portas se abrem” para um deficiente, seja de uma escola,de uma academia,um parque inclusivo,enfim… as pessoas sempre pensam no quanto o deficiente pode se beneficiar, se socializando,vendo o mundo,as pessoas,aprendendo coisas,desenvolvendo novas habilidades …e esquecem o quanto ganham com essa convivência!

Como é bom entrar nesse “outro universo”.Como mãe do Pedro, aprendo todos os dias uma nova forma de amar, um novo olhar sobre a vida… Renovo minhas forças, minha alegria de viver… se assim não fosse acho que já teria desistido de tantas coisas.

Conviver com pessoas portadora de qualquer tipo de deficiência é muito enriquecedor, nos ensina a respeitar o outro, a valorizar a vida, a compreender as diferenças, a ser solidário, a se colocar no lugar do outro,aprendemos a ser mais humildes… porque todos precisamos de alguém para alguma coisa.
Pena que inclusão e acessibilidade não é uma realidade no nosso país. As pessoas em sua maioria são preconceituosas,mal educadas e “fecham” os olhos para os deficientes.

É gente! É isso! Podem me chamar de chata,repetitiva porque disse isso no último artigo, mas chegar no shopping e ver a vaga reservada (aquela que para utilizar você precisa ir ao DSV e conseguir uma autorização – DeFis)… sendo ocupada por um veículo com um casal, num dia em que o shopping está cheio – e aí eles se sentem no direito de ocupar a vaga – descendo do carro e os dois praticamente desflilam na nossa cara, ou nos olham com pena, ou fazem de conta que não nos veem … ou não nos veem mesmo… é muito desrespeitoso.

Essa é apenas uma situação que vou citar, mas existem INÚMERAS… infelizmente.

Falar sobre inclusão é difícil…e está muito ligado a acessibilidade, principalmente no caso do Pedro.Pedro não é um somente um cadeirante. Pedro não fala, não mexe os braços, não respira sozinho, enfim, um elevador ou uma rampa não são suficientes para que ele se sinta incluso.

Ainda bem que o Pedro tem muita sorte, e um anjo da guarda forte… Sem rampa, ou com rampa… ele tem grupo! Está incluso! Ama e é amado! Não briga, mas tem muitos que brigam por ele… e fazem valer seus direitos!
E assim sempre será…

Graziela Ducati

1 COMENTÁRIO

• Responder
    Rosimara Costa Diz:

março 19, 2024 at 01:51 pm

Na minha humilde opinião antes de mais nada é um ser humano, que merece o respeito de todos, é uma criança mais que especial é um lutador, que dia após dia luta pela vida, que ama, e é amado sim, é um garoto inteligente mesmo com suas limitações e entende quem está ao seu redor e sabe também o que quer, ele quer e luta pela vida. É isso aí (Pedroca) Parabéns príncipe Pedro Deus te abençoe sempre querido. Vc é um vitorioso!