A importância de ensinar para a criança o Saber Esperar.

Neste mundo imediato e instantâneo, do pronto atendimento e da velocidade do touch, esperar poucos minutos por qualquer coisa parece ser um grande sacrifício.

Vivemos com intensidade o agora, queremos tudo pra ontem e, muitas vezes, não fazemos as melhores escolhas.

Saber escolher passa pelo processo de avaliar seus porquês e suas reais necessidades, bem como avaliar a utilidade e prioridade das coisas.

Só conseguiremos passar por esses processos se conseguirmos controlar nossos impulsos, ou seja, se soubermos esperar.

Entretanto, esperar dá trabalho, às vezes, causa muito desconforto então preferimos evitar este sofrimento e deixamos de aprender e praticar esta habilidade tão importante que pode  garantir escolhas melhores  e  um futuro muito mais equilibrado e satisfatório.

Nossa dificuldade em saber esperar tem uma explicação científica, que precisamos entender para nos ajudar a contornar este forte impulso instintivo do agora.

O imediatismo está em nosso DNA.

Na época dos homens das cavernas as preocupações eram garantir o sustento do dia e a procriação da espécie de forma instintiva.

Desde essa época estamos acostumados a pensar apenas no hoje e no agora, buscando sempre a  recompensa imediata, de curto prazo.

Assim, não temos como hábito valorizar o amanhã, o de poupar, o de esperar, mas podemos mudar essa realidade, primeiro adquirindo esta consciência e, depois, buscando praticar novos comportamentos e ensiná-los as crianças, desde a infância.

O desenvolvimento deste músculo, do Saber Esperar engloba o controle dos impulsos, lidar com frustrações e também, o de desfrutar de uma recompensa maior futura.

O desenvolvimento destas habilidades tornará a vida do seu filho muito mais promissora e equilibrada no futuro.

Ensinar o filho a se tornar paciente envolve situações do dia a dia, como esperar o horário das refeições, saber o horário das tarefas de casa e o horário livre para as brincadeiras, aproveitar o trajeto de uma viagem sem eletrônicos, esperar para ser atendido em uma consulta médica.

A rotina familiar deve ser seguida e o ‘saber esperar’ ser ensinado naturalmente.

Quando o seu filho lhe pedir algo, espere alguns minutos para atendê-lo, esse pequeno intervalo de tempo já começa a ensiná-lo a compreender o conceito de espera.

Montar um quadro de rotina ajudará a controlar a ansiedade dos pequenos de saber o que vai acontecer durante o dia, a semana ou o mês. Familiarizar-se com este controle da ansiedade nas pequenas coisas, desenvolverá o músculo do saber esperar.

Outro ponto importante para avaliarmos é o de que a percepção da criança sobre o saber esperar também é um reflexo do que ela vive em casa. Ou seja, ela não será paciente e não saberá esperar se tiver tudo o que deseja prontamente quando pede, ou se ainda, acompanhar os adultos apressados a todo momento. O comportamento dos pais refletirá em seus filhos.

Uma boa ideia para desenvolver o senso de esperar na criança é construir juntos um cofre bem simples (de papelão,  lata ou garrafa pet por exemplo), para começar a desenvolver, aos poucos, o controle dos impulsos e o prazer por conquistar algo muito desejado, a médio e longo prazo.

Dê moedas para criança começar a manusear e juntar.

Conversem sobre o desejo almejado e como será gostoso realizá-lo assim que conseguirem juntar todo o dinheiro necessário..

Passe a celebrar a conquista de todas as moedas que vão para o cofrinho, reforçando a importância do juntar/poupar para conquistar o desejo.

De tempos em tempos abram o cofre juntos, contem todo o dinheiro e decidam o que poderá ser comprado com este recurso.

Valorize este dia, esta escolha, esta conquista da criança.

Este processo construtivo é valioso pois ensina a controlar a urgência e imediatismo que andam reinando nos nossos comportamentos adultos.

Aqui, não importa o valor e sim aprender a esperar e poupar para conquistar um sonho.

Este aprendizado será valioso no futuro.

Espero que tenha gostado.

Até a próxima.

Lu Peron