Bem estar

Meu filho não gosta de escovar os dentes. O que devo fazer?

Até os 7 anos de idade, é recomendado que os pais façam a escovação dos dentes de seus filhos. Isso porque a criança ainda não apresenta a coordenação motora suficiente para que a higiene bucal seja realizada de maneira adequada. A partir dos 2 anos, é interessante que os pais permitam que a criança também escove seus dentes sozinhas, antes ou depois deles, para que ela se habitue ao processo. A escovação, tanto quanto tomar banho e lavar as mãos, deve se tornar um hábito, o que ocorre com a observação e a repetição.
Proponho então algumas dicas que podem facilitar esse caminho:
– Escove seus dentes junto com seus filhos – ao observarem que os pais têm esse hábito, mais facilmente os filhos também o adquirirão.
– Coloque uma música curta, ou apensa um trecho, para escovar os dentes. O tempo da música é o tempo que deve durar a escovação. Uma boa escovação deve durar por volta de 2 minutos. Não esqueçam da língua!
– Espere alguns minutos após a refeição para escovar os dentes – muitas crianças sentem enjoos ao escovar os dentes de “barriga cheia”.
– Existem diversos tipos e sabores de cremes dentais – Talvez o de escolha não seja agradável para o paladar de seu filho.
– Coloque pouco creme dental na escova – muita espuma, ou sabor mais forte, podem “acelerar” o tempo de escovação, fazendo com que ela seja ineficiente.
– Nunca, mas nunca mesmo, ameace as crianças com frases do tipo: “Se você não escovar os dentes, o dentista vai te dar uma injeção”. Porque além da criança continuar não escovando os dentes, vai encarar a consulta odontológica como sessão de tortura.

Daniela Coleto

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO