A EscolaEducação

Corona Vírus Sobrevivemos…. Adaptamos…. Aprendemos…

Corona Vírus

Sobrevivemos…. Adaptamos…. Aprendemos….

 

Nossa, faz tempo que não apareço por aqui… alias, faz tempo que não faço várias coisas que fazia…. vou colocar isso também na conta da pandemia (que já está bem alta!). Escrevi pra vocês lá no começo de tudo isso, contando um pouco da minha experiência com o impacto do Corona vírus e todas as restrições e lições que estava enfrentando em casa, com a minha família, com o trabalho. Enfim, sobrevivemos – com respeito a muitos que perderam familiares.

Acredito que assim como muitos de vocês, vivi uma montanha russa de emoções: medos, inseguranças, tristezas, raiva, e também muitas alegrias, alívios, satisfações, orgulho de mim mesma por descobrir que eu sou mais capaz do que imaginava e por despertar novas habilidades que nem imaginava.

Parecia um jogo de vídeo game, cada hora um super vilão para enfrentar! Muitos enfrentaram o próprio Corona, a maioria enfrentou a aflição de ter alguém muito próximo hospitalizado, alguns enfrentaram a dor imensa de perder alguém, todos nós enfrentamos o medo terrível de adoecer ou acompanhar o adoecimento de quem amamos.

Uma hora enfrentamos o lockdow e a tarefa de ressignificar a sensação de aprisionamento como amor e proteção. Outra hora enfrentamos a casa, para limpar, cuidar, organizar e manter a energia de “estamos todos bem”, tentando não enlouquecer e descobrir mais espaços e possibilidades. Enfrentamos os malabarismos de tira sapato, toma banho, troca roupa, lava tudo que chega, deixa 3 dias dentro do tanque, higieniza celular, chave, moeda…. esteriliza compras de mercado, lava todos os tomates, deixa a alface de molho… Enfrentamos as loucuras do “não toca em nada!!”, passa álcool em gel, arruma a máscara, cadê minha máscara?….ufa

Enfrentamos as aulas online!!!!!! (esse tópico daria outro artigo a parte…rs) Tentamos ser professores, tentamos várias maneirar de organizar a rotina, tentamos fazer tudo direitinho, tentamos deixar pra lá sem sentir culpa, tentamos controlar, tentamos dar autonomia, tentamos não estressar com nossos filhos, tentamos disfarçar que não estávamos exaustos…. ufa, tentamos errar o menos possível…. que já está de ótimo tamanho!!

Nos adaptamos ao que parecia inimaginável. Elaboramos perdas, resinificamos dores e sacrifícios, passamos a cuidar mais de nós mesmos, cuidando dos outros, encaramos uma logística e rotina maluca. E não enlouquecemos (ou enlouquecemos???…. um pouquinho vai… algumas vezes…)

Aprendemos a perder, porque perder espaço, um pouco de liberdade, diversão e lazer nem se compara a perder alguém, perder saúde, perder a possibilidade de um abraço apertado, perder a autonomia de ir e vir e encontrar e compartilhar a vida com quem amamos. Aprendemos a conviver a distância, a fazer vídeo chamada!!

Aprendemos a diferença entre esforço e sacrifício. Sacrifício implica em perdas, sempre algo se vai, se entrega, se abandona e fica a sensação de vazio para elaborar. Esforço implica em ganhos, uma energia que promove o desenvolvimento de novos comportamentos, novas ideias, novas relações; e fica a sensação de missão cumprida, de algo mais.

Aprendemos o real valor das relações e do cuidado com o grupo, o coletivo. Que pensar em mim necessariamente é pensar no outro, e nem sempre num outro conhecido, do meu entorno. O outro ganhou a dimensão do mundo.

Aprendemos definitivamente (eu espero!) o valor do cuidado. Cuidado de nos mesmos, nossa saúde, nossas ações, nossas relações, nossos valores.

E, talvez agora, a conta da pandemia já esteja bem balanceada.

 

Por Janaina Nakahara

 

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO