Fonoaudióloga

O bebê prematuro

O bebê prematuro

 

Independente de qualquer crença, é difícil deixar de concluir que a vida é realmente um milagre. Um bebê, ao ser gerado necessita de muito cuidado e atenção. Ao nascer, esse cuidado e atenção multiplica-se em cada fase de seu desenvolvimento, cada gripe ou doença da infância…..

Mas quando o seu bebê é prematuro?

Bem, um bebê prematuro (ou seja, aquele que que nasce com a idade gestacional entre 20 semanas e 6 dias à 36 semanas e 6 dias) exige cuidados que o bebê a termo não aponta.

Sob vários aspectos, há mais diferenças entre  cérebro de crianças nascidas com 28 semanas gestacionais e 36 semanas, quando comparamos com um bebê de 3 meses e um adulto.  Por isso, para seguirmos seu desenvolvimento de maneira mais real, é fundamental que se corrija a idade do bebê quando for realizada qualquer avaliação. Mas essa correção não é eterna: aos dois anos seu bebê já será capaz de se equiparar neurologicamente com um bebê a termo.

A prematuridade é um fator de risco para diversas patologias neurológicas e psiquiátricas e por isso, o acompanhamento de um neurologista é fundamental para que seu bebe possa se desenvolver utilizando todo seu potencial. Pois sim, mesmo que se instale alguma patologia, como a paralisia cerebral ou a retinopatia da prematuridade, seu filho, se estimulado adequadamente (e isso não significa super estimulação), poderá ter uma vida feliz. Acredite!

Um grande desafio e muitas vezes, um grande erro, é compararmos nossos filhos com os filhos perfeitos dos livros e dos textos da internet. Seu filho é único e por isso mesmo, seu desenvolvimento também é. Além disso, o grupo de crianças considerada prematura não constrói um quadro homogêneo de população.

De qualquer maneira, você mamãe pode ficar atenta às demarcações motoras do seu bebê, desenvolvimento visual e de fala. E qualquer dúvida, não tenha medo de procurar um especialista fisioterapeuta ou fonoaudiólogo. Não existe idade ideal para procurar esses profissionais. Houve a dúvida? Procure-os!

Por Daniela do Val

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO