A EscolaBem estarCuidando do corpo

O DILEMA DO USO DO SAL NA ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS. A PARTIR DE QUE IDADE PODE USAR?

A partir de que idade pode usar?– segundo o guia alimentar para crianças menores de 2 anos

Segundo o Manual da Sociedade Brasileira de Pediatria, NÃO era recomendado adicionar sal na comida do bebê até 1 ano de vida, sendo suficiente o conteúdo de sódio já presente e próprio dos alimentos, leite materno e fórmula infantil.

Porém, em novembro de 2019, o Ministério da Saúde atualizou o Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos com a informação de que o sal PODE fazer parte da alimentação dos bebês a partir dos 6 meses de vida em quantidades mínimas.

E então começou uma grande discussão sobre o assunto: usar ou não usar sal a partir dos 6 meses? Segue abaixo minhas reflexões que quero dividir com vocês:

  1. O Guia Alimentar em momento algum diz que o uso do sal é obrigatório a partir dos 6 meses. Ele apenas incentiva o bebê desde o início comer a comida da família, a qual deve ser feita com uma quantidade mínima de sal.
  2. Na verdade, o Guia incentiva que a família inteira reduza a quantidade de sal usada para o preparo dos alimentos. Isso porque segundo estudos do Ministério da Saúde, as famílias brasileiras consomem quase 3 x mais sódio do que o limite recomendado.
  3. Por isso, eles recomendam que 1kg de sal deve durar 2,5 meses para uma família de 4 pessoas. Se durar menos melhor! Se atente a essa recomendação, veja na sua casa como anda o consumo de sal.
  4. O sal altera o paladar e modula a percepção das papilas gustativas, e por esse motivo as crianças desenvolvem preferências alimentares por alimentos ricos em sal, o que aumenta risco de hipertensão arterial futura.

Refletindo sobre todos os itens que expus, eu me pergunto, há a real necessidade de usar sal logo nas primeiras comidinhas do bebê? Em vez de focarmos se usamos sal ou não na comida da criança, deveríamos repensar na quantidade de sal da nossa comida, você já parou para pensar?

Por tudo isso, eu oriento que dos 6 aos 11 meses NÃO se deve utilizar sal na comidinha da criança, porque nosso objetivo principal no início da introdução alimentar é que as crianças conheçam o sabor natural dos alimentos. Aí depois, lá por volta dos 11 meses (quando já começamos a transição para a comida da família), de forma gradativa, pode ir acrescentando sal na comidinha do bebê, mas sempre pensando no uso da quantidade mínima possível.

Lembre-se que os primeiros 1000 dias é o período importante para a formação do paladar do seu filho!

Por Camia Alves

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO