A EscolaEducação

A Criançada tem o Direito de Compreender o Significado das Datas Comemorativas

A Criançada tem o Direito de Compreender o Significado das Datas Comemorativas Conhecendo as Histórias

 

Já que estamos na Páscoa, comecemos por ela. Seu filho sabe o que se comemora na Páscoa? Qual a origem? Conhece as tradições? Significado dos símbolos?

É o momento de parar e pensar que tipo de educação estamos oferecendo a nossos filhos.  A questão é ampla, independente da crença, ou do rótulo a que se possa denominar a família. Vai muito além de uma imposição religiosa. Trata-se da apresentação de um clássico literário que retrata o conhecimento de uma época e que nos influência até hoje.

De acordo com Ana Maria Machado, grande escritora de clássicos da Literatura Infantil, em seu livro: Como e Por que Ler Os Clássicos Universais desde Cedo, sem meias palavras, ela faz a seguinte colocação:

 

(2002, p.39) “A meninada tem o direito de ouvir ou ler alguns dos mais famosos relatos bíblicos, mesmo que a família não pretenda fazer dessa experiência uma forma de ensinamento religioso ou de transmissão de valores. De qualquer maneira, é uma passagem de bastão: transmissão de conhecimento enriquece a cultura geral da pessoa.

Assim, ela pode ficar sabendo o que são tempos de vacas magras, […] Ao transportar um bebê num Moisés, saberá por que o cestinho tem esse nome. Quando encontrar expressões como “separar joio do trigo, “lavar as mãos”, “mudar da água para o vinho” ou “dar a outra face”, […] Reconhecerá as referências […] Conhecerá o que é uma mulher forte, entenderá por que deixar vir as criancinhas.

E um dia, se quiser,  poderá ler e apreciar muito mais uma quantidade enorme de obras maravilhosas que foram escritas pelos tempos afora a partir de referências a situações bíblicas.”

 

A autora não para por aí, ela segue citando autores consagrados da literatura que tiveram obras-primas literárias tendo como referência situações bíblicas, exemplo: o Soneto de Camões sobre o amor de Jacó por Raquel; Esaú e Jacó, de Machado de Assis; Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo; e O Dia da Criação, de Vinícius de Moraes.

Hoje é domingo de Páscoa, dia de ressurgir. Se você ainda não tem o hábito de contar histórias da Bíblia para seus filhos, considerando toda a riqueza literária, hoje é sem dúvida um bom dia para começar.

Por Shirlei Pio

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO