A EscolaAUTISMO, UM PROCESSAMENTO DIFERENTE!

Autismo, um processamento diferente!

Hoje queria falar um pouco sobre o título que escolhi para o tema do blog: um processamento diferente!

Existe uma dificuldade tamanha para nós, ditos “neurotípicos” entendermos o pensamento dos autistas, chamados por “neuroatipicos”.

Neurotípicos, traduzindo de forma bem simplória é todo aquele que tem um funcionamento cerebral dentro de uma “normalidade comum”.

Neuroatípicos, é todo aquele que tem um funcionamento cerebral fora de uma “normalidade comum”, os autistas!

Mas vejo que o autismo vem para questionarmos exatamente isso, o que realmente é normal???  Muitos autistas adultos leves falam exatamente dessa questão, da aceitação do diferente como sendo normal e não da busca constante para que eles se transformem em “normais”, eles são normais, são apenas diferentes!

Um aplicativo da apple que foi feito para funcionar em aparelhos apple não funciona em aparelhos android e assim vice-versa, e não significa que um ou outro seja um processamento errado, apenas são processamentos diferentes. Assim me remeto ao autismo, nosso cérebro não entende o funcionamento cerebral do autista, pois funcionamos de uma forma diferente, assim como eles não nos entendem, uma vez que eles têm um outro processamento.  O modo de aprender, o modo de sentir, de lidar com situações, tudo é diferente, mas não significa que seja errado.

Quem convive com autistas é obrigado a enxergar e agir fora da caixinha, seja família, seja escola, seja terapeutas, seja sociedade. Temos que começar a enxergar que existe um outro caminho fora do que se está acostumado, existe outras formas de ensinar e principalmente, existe uma forma maravilhosa de amar!!

Por Elaine Alves Rosa