A EscolaEducação

Plano de voo.

Plano de voo.

 

“Não podemos chegar atrasados na vida de nossos filhos!”. Esta foi a frase que ouvi na TV de um compositor e, que me fez parar para refletir.

Nossa é verdade! Não podemos chegar atrasados na vida de nossos filhos de jeito nenhum, pois eles podem “não esperar” por nós, e tomarem um destino que não estávamos programando no roteiro de suas vidas, “a viagem da vida”.

Hoje uma das nossas maiores preocupações é o “relógio”, ou melhor “o tempo”. Temos a nítida impressão que as horas passam mais rápidas do que desejamos, e não conseguimos chegar na hora certa. Acordamos atrasados, chegamos muitas vezes fora do horário combinado, e por mais que nos esforcemos estamos sempre correndo contra o tempo, não é?

Pois bem, mas têm alguns compromissos que se chegarmos fora do horário estabelecido, não tem mais jeito.

Um deles é a vida de nossos filhos. O tempo passa rápido por nossas mãos, e se não nos apressarmos perderemos o “voo” da vida deles. E olha que eles pensam em voar alto.

Temos que estar atentos aos primeiros passos rumo a decolagem inicial, pois a cada instante eles mudam de direção, fazem escalas para observarem novas aventuras e desafios.

Quando ainda estão tentando ficar de pé, correr para pegar um brinquedo e brincar, ainda é fácil acompanhar, mas quando o tempo avança, estes passos vão ficando mais largos e precisamos estar atentos para saber qual é o caminho que irão percorrer, o tal  “plano de voo”.

O brinquedo inocente já ficou em outras aterrissagens, o correr já não é só com os pés, mas com tantos e todos os desafios e informações que percorrem em suas paisagens.

E com todas estas decolagens e aterrissagens, escalas e viagens que se não estivermos lá na hora certa, perderemos o nosso espaço tão importante nas caminhadas de orientação da vida deles.

Sabe aquele ditado: “chegou atrasado perdeu o lugar”?

Sim perderemos o nosso lugar, o nosso olhar, a nossa escuta na hora certa.

E o avião não espera…o voo da vida deles também não.

Val Pasini

10/2018

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO