A EscolaBem estarEducação

ALIMENTAÇÃO NA PRAIA E SEUS CUIDADOS

Sair de férias para a maioria significa sair da rotina e viver mais relaxado, mas como agir com as crianças em lugares como praia e piscina no que diz respeito a alimentação mantendo uma alimentação equilibrada?

Primeiramente vc deve conversar com as crianças e combinar como serão os hábitos nesses dias. Explique a importância da ingestão de líquidos e da comida mais leve para manter uma boa disposição nesses dias quentes.

A forma de armazenamento desses alimentos é tão importante quanto as escolhas saudáveis. A alta temperatura faz com que os alimentos fiquem mais vulneráveis, podendo perder a validade antes do tempo. É preciso ficar atento e, de preferência, usar potes de vidro para alimentos e garrafas térmicas para bebidas.

Prepare uma bolsa térmica de preferência,  com os alimentos já preparados em casa:

• Água, sucos e chás
  • Frutas e legumes como: tomate, pepino, cenoura….
  • Sanduiches naturais
  • Biscoitos integrais ou de polvilho
  • Mix de nuts

Porém se não conseguir resistir as tentações dos vendedores, além de observar os hábitos de higiene e o local de venda,  opte por produtos como:

• Picolés de fruta
  • Água de coco
  • Milho cozido (sem manteiga e c/ moderação no sal)

Fujam de frituras, pois contem calorias vazias ; raspadinhas  pela procedência da água; churrasquinhos, espetinhos de camarão e queijo coalho , pois a falta de refrigeração pode estragar os alimentos e causar intoxicação alimentar.

A variedade de alimentos possíveis e que serão  companheiros nesses dias quente e de diversão são inúmeras, que eles sejam uma das prioridades nas sua férias, pois serão sinônimo de sabor e saúde.

BOAS FÉRIAS

Por Elen Garcia