A EscolaDiversãoEducação

COMO VOCÊ BRINCA COM SEUS FILHOS

Para começo de conversa não tenho fotos brincando com meus filhos, por uma razão muito simples, quando brincamos estamos vivendo, marcando o momento e fazendo um outro tipo de registro, na mente e coração das crianças.

Por isso não é exagero dizer que brincar é coisa séria. Maria de Montessori (1870- 1952) educadora e médica já se utilizava de tal atividade nas escolas e com as crianças com necessidades especiais em favor da aprendizagem e desenvolvimento. Diga se de passagem obtendo grandes resultados com método educativo desenvolvido por ela, utilizado até hoje.

Para muitos brincar pode ser compreendido como distração ou entretenimento, mas na verdade considero um ensaio para vida, uma espécie de treinamento. Infelizmente o tempo dos pais hoje é muito curto, sem querer utilizar de clichês, já utilizando, não podemos esquecer da qualidade e não a quantidade.

Em casa nosso momento reservado as brincadeiras são as férias, talvez seja uma das razões de serem tão aguardadas, é quando jogamos um futebol em família com a mamãe, papai, Fernanda, Diego, Eduardo e o vovô Josias. É a hora de mexerem no barro, na terra, pisarem na grama, fazerem guerrinha de água.

Quando jogamos também os jogos de tabuleiro como: Batalha Naval, Cara a Cara, Jogo da Memória, Quebra-Cabeça e o tão esperado Detetive.

Damos muitas risadas no Detetive, principalmente com a participação do vovô, cada um da família já tem seu personagem definido de anos. O engraçado do jogo são as situações, meu pai, o vovô Josias, esquece que é uma brincadeira e começa a jogar de forma a proteger a mim, minha irmã, ou os netos, dos demais jogadores, damos muitas risadas com os comentários, explicações e justificativas. Já chegou até ao ponto de dizer: “o jogo é meu!”, como um menino. Na hora da brincadeira é avô, mãe, pai e as crianças, todos sendo crianças. O importante não é ganhar, mas sim sorrir e muito. Meus filhos amam!!!

Por Shirlei Pio