SER DIFERENTE É NATURAL, E BEM LEGAL POR SINAL

Nossas crianças percebem que somos diferentes, seja pela cor da pele, do cabelo e tudo mais.

Mas isto não traz a ela nenhuma repulsa, apenas curiosidade como tudo o que envolve seu conhecimento e desenvolvimento.

E quando surge este tipo de curiosidade devemos simplesmente explicar que somos seres humanos e com muitas diferenças.

Vocês já perceberam quando uma criança pergunta sobre, quando vê uma pessoa que tem um defeito físico?

Já presenciei uma cena que a criança perguntou para mãe, porque aquele homem não tinha perna. A mãe tão constrangida mandou a criança calar a boca e não deu nenhuma explicação. Não é estranho como os adultos lidam com essas diferenças tão comuns em nossas vidas?

Porque mencionei este fato? Vejo os pais constrangidos, se calando por medo de ofender alguém quando se trata de diferenças, sejam elas quais forem. As crianças são silenciadas muitas vezes, e não aprendem a falar sobre diferenças, e aí sim, por entenderem que não podem falar, que se tornam insensíveis, frias e indiferentes.

Olham com curiosidade e não aprendem a falar sobre raças, gêneros ou outras tantas diferenças do dia a dia. E não falar sobre o assunto pode levar a pensamentos equivocados e inoportunos.

– Bom, se eu não posso falar e nem perguntar, é porque tem algo muito errado e ruim ai! (pensamento de uma criança).

Por isso tudo, reconheça sempre as perguntas de seus filhos, eles querem entender, são mais observadores e precisam sempre de respostas claras e objetivas. Aborde todas as questões, interaja sempre, não mande seu filho ficar quieto, deixe que ele tire suas dúvidas, e se você em algum momento não souber dar as respostas mais adequadas, seja verdadeiro e diga:

– Não sei, vou procurar saber a resposta e nos falamos amanhã, pode ser?

Eduque as crianças para respeitarem as diferenças, elas precisam entender que ser diferente é natural, e bem legal por sinal.

Foto cedida por Cibele Pasini

” A diferença está apenas na côr, porque o amor que compartilhamos foi totalmente igual “. Cibele Pasini

Val Pasini

Escola Para Pais