PAIS SEM PRESSA… CRIANÇAS MAIS FELIZES.

Acredito que precisamos desacelerar a vida dos pais para desacelerar a vida das crianças, pois elas estão sendo prejudicadas por esse ritmo alucinante.

Vivemos imersos na corrida do tempo para dar conta de tudo o que precisamos, de tudo o que temos que resolver e queremos fazer, e nessa corrida desenfreada contra o tempo, afetamos diretamente a qualidade de vida dos nossos filhos.

Respeitar o tempo da criança, encontrando equilíbrio no que é necessário e o que a faz a feliz.

Seja na hora de acordar, do banho e principalmente no momento de sua alimentação, nosso tempo corrido não nos permite oferecer às crianças momentos de tranquilidade e paz tão necessária nesse período de desenvolvimento e formação.

Outra coisa que verifico é a incessante preocupação em inventar o tempo todo uma brincadeira nova ou uma atividade diferente fora de casa para estimulá-los e ocupá-los. E ai eu pergunto: Para que isso? Precisamos sim, relaxar e deixar as coisas acontecerem normalmente, tudo ao seu tempo, sem exigências, cobranças e obrigações desnecessárias.

Então vamos lá.

Que tal tentarmos acordar quinze minutos antes para ter uma manhã sem tantos atropelos? Tornar a hora do banho, um momento só de vocês, com músicas, brincadeiras e muitas risadas? E a hora do jantar o momento de nossas “histórias do dia”?

Quando possível, passear no parque, na pracinha ou na área de lazer do prédio deixando a criança livre para observar e se divertir. Permitir que ela explore espaços silenciosos e respeitar seu ritmo. Deixa que ele interaja com outras crianças da forma que ela quiser. Correr, gritar, abraçar, imitar, repetir, criar… tão bom não é?

E você só a acompanha, como as margens de um grande rio, que sempre presente, o deixa fluir em seu caminho, livre… livre para se encantar com o mundo que se mostra sem pressa, e acredite, você pode e deve ser o maestro que determina o ritmo gostoso desse tempo.

Tente, é possível mudar!

Val Pasini