O QUE É UMA BOA CONVERSA COM A CRIANÇA?

A INTERAÇÃO. O DIÁLOGO

Como é bom conversar, não é? Em especial com quem a gente ama e se preocupa de verdade.

E você sabia que conversar é o recurso mais eficiente entre pais e filhos? Ela libera a imaginação e a expansão de ideias e pensamentos das crianças.

Conversar não é apenas falar, mas interagir, mostrar interesse e afeto no que a criança quer mostrar. É o perguntar sobre o assunto que ela nos traz, e trocar ideais e emoções, ser empático.

Vejamos a seguinte frase onde os pais falam com a criança:
– Já falei mais de dez vezes isso pra você!
Falou o que mesmo?

Essa fala é igual a dizer bom dia para qualquer um que você encontra na rua, é uma fala automática, você não está desejando realmente um bom dia, para aquela pessoa, não existe sentimento, concordam?

Na conversa com a criança, é a mesma coisa, o ouvir de verdade vai muito além de só responder automaticamente, é estar por inteiro naquele momento.

Vejam outro exemplo de uma fala:
– Saia já de cima dessa mesa!

Agora uma conversa:
– Filho, mesa não foi feita para pisar, para colocar os pés, muito menos com o tênis sujo que veio da rua, pois nela colocamos nossa comida de todos os dias, e ainda, você pode cair e se machucar.

Essa sim é uma conversa educativa, pois faz com que a criança pense sobre o ocorrido e entenda o porquê que aquela sua ação não estava adequada.

Todos nós precisamos falar e sermos ouvidos inteiramente, é uma necessidade do ser humano trocar pensamentos e ideias, mas precisa ser verdadeiro, sentido.

Sinto que muitas vezes em rodas de conversas entre adultos, muitos querem falar, e poucos querem ouvir, não é mesmo? Não existe realmente atenção e interesse.

Observo também que quando queremos falar, ou contar algo importante, não vemos a hora que o outro termine sua fala, que muitas vezes nem estamos ouvindo para podermos começar a contar a nossa história. Ahhh… Essa sim é importante.

Assim agimos com os nossos filhos, e é dessa forma que eles sentem.

Falam, contam seus sonhos, seus momentos de brincadeiras com os coleguinhas, seja na escola ou em outro lugar, o que de importante lhe aconteceu, e nós, sem percebermos, respondemos simplesmente um, “É?” Automaticamente, como aquele bom dia de todos os dias.

Se queremos que nossos filhos tornem-se bons ouvintes, que aprendam conosco a serem ouvidos, devemos ouvi los com toda atenção.

Uma boa conversa, com ouvidos e corações atentos, é sinal de carinho, respeito, amizade e amor, e acredite, de tão boa que se tornam as conversas, não queremos que acabe nunca. Não é assim que sentimos quando estamos em uma roda de conversa muito agradável com amigos?

Reflitam sobre.

Val Pasini