DiversãoEducação

SAGAS EM MODA

Quando falamos de saga nos referimos a uma série de livros que também pode ser conhecida por conter histórias longas, repletas de aventuras e incidentes. Existem várias sagas populares no cinema, como: Star Wars (Guerra nas Estrelas) , Harry Potter, Crepúsculo, Senhor dos Anéis, Nárnia, Percy Jackson e Diário de um Banana.
O que causa grande discussão, tendo aqueles que são totalmente a favor,e aqueles que são totalmente contrários. Minha opinião é que o equilíbrio é sempre a melhor medida. Como já foi dito anteriormente, o cinema tem sido um grande aliado no incentivo à leitura.Muitas vezes é pela curiosidade do que se viu no filme é que se chega no livro.
O grande equívoco acontece em exigir um leitor pronto e acabado, num momento em que a criança ou adolescente está no seu período de formação como leitor. Nesse processo a leitura deve ser prazerosa, sedutora, por isso deve se incentivar boas leituras, mas observar e respeitar a escolha da leitura da criança ou adolescente.
A família não tem a obrigatoriedade de uma leitura pré-estabelecida, como acontece por vezes na escola, mas também deve contribuir com a formação leitora de seu filho, isso não é um papel reservado única e exclusivamente a escola, a família tem uma importante participação nesse processo e muitas vezes desconhece. O contato com livros deve ser desde sempre, hoje há uma variedade de livros para banheira, livros de pano, e tantos outros matérias e modelos apropriados para bebês.
O livro deve ser um objeto tão presente na vida da criança como um brinquedo.Outro ponto relevante é o exemplo, aquele que fala mais do que mil palavras, se os pais não tem o hábito da leitura, de ser um modelo, dificulta e muito esse processo de formação de leitor.
Portanto não há problema algum das crianças ou jovens estarem interessados nas sagas da moda, pelo contrário eu me utilizo das próprias histórias para estabelecer momentos de conversa, em torno do que está acontecendo na história e a partir daquele ponto o que pode vir acontecer. O que eu sugiro e faço como mãe, é sempre estar atenta ao conteúdo da obra e dentro do possível “falar a mesma língua” que os meus filhos estão “curtindo”.

Por Shirlei Pio