DiversãoEducação

UMA VIDA ENTREGUE AO AMOR

Passamos pela vida entregue ao amor. O primeiro amor de toda pessoa são os pais, sejam os biológicos, ou os que fizeram a função. Então vamos crescendo e encontramos amigos ao longo do caminho que nos tocam o coração de tal forma que a consanguinidade, vira só um detalhe. Optamos por uma profissão, também movidos por um sentimento forte por aquela área, afinal ninguém escolhe trabalhar com algo que detesta. Ao longo desse caminho nos apaixonamos e finalmente nos entregamos aquele desejo de querer permanecer por uma vida toda ao lado do (a) grande eleito (a) pelo coração. Então dizemos que o maior dos amores é sentido com a chegada dos filhos, e minha avó vai além, ela afirma que com a chegada dos netos e bisnetos a dimensão que o amor toma, só pode ser sentida, não tem como ser explicada.
Em todos os casos de amor, a oportunidade de proporcionar momentos marcantes e alegres a todas essas pessoas é com certeza um grande privilégio…
Era para ser mais um dia normal, como qualquer outro, buscamos as crianças na escola e de lá fomos ao mercado. Ainda no carro fiz a pergunta de todos os dias:
-Como é que foi o dia de vocês?
Os meninos responderam rapidamente e em coro:
-Bom.- Resposta curta e rápida. Confesso que esperava por atitude semelhante da Nanda, pois no momento com seus 10 anos, ela anda muito “ocupada” para estabelecer longas conversas com os pais.
Mas o inesperado aconteceu, ela respondeu assim:
-Mãe, hoje eu agradeci a Deus por ser filha de uma professora de Língua Portuguesa.
Lógico que mais do que depressa perguntei:
-Por quê?
Ela seguiu dizendo espontaneamente:
-Tivemos de fazer um resumo do livro que lemos na escola. Eu “mandei” muito bem! Primeiro porque você já havia me explicado o que era um resumo e segundo por você ter me ensinado a caminhar pelos textos e interpretar. Ah! Não posso deixar de falar que por você também escrever textos, livros e o que mais for possível nesse mundo de ser escrito. “Valeu”!
Os meninos que a tudo ouviam, imediatamente me fizeram um pedido:
-Mãe, ensina a gente passear pelo texto também?!
-Lógico!!! Com todo o prazer!
Desnecessário dizer que essa conversa foi encerrada com abraços e muitos beijos.
Mas o meu pensamento seguiu firme, forte e rápido, se misturando com os sentimentos de alegria e orgulho. Dizer sobre o significado de reconhecimento para qualquer ser humano, seja qual for o setor de atuação é desnecessário. Mas ser reconhecido profissionalmente pelo próprio filho com palavras tão bem colocadas, de fato não tem como expressar o valor e cura todas as feridas causadas ao longo do tempo, pelo descaso, desvalorização e todos mais “des” com o qual nos deparamos ao longo da vida.
Diante de tal situação vivenciada, tudo fica muito pequeno e paira no ser apenas uma sensação boa, de paz, de que cada dificuldade superada valeu a pena e com certeza continuará valendo. Vale dizer que para mim essa conversa foi o maior prêmio de reconhecimento profissional que eu poderia receber.
Para aqueles que seguem perguntando qual será a razão de tudo isso? Tenho a consciência de que minha verdade não é absoluta, mas tenho a ousadia de afirmar, é passar pela vida entregue aos vários tipos de amor que ela nos permitir vivenciar.

Imagem: Maternidade
Imagem: Tania Martins