É possível incluir educação financeira na rotina das crianças?

Claro que sim! Em pequenos afazeres do dia-a-dia com uma conversa assertiva e ações coerentes com esse diálogo nós vamos ensinando os pequenos a lidar com esse instrumento maravilhoso que se chama dinheiro.
Vamos dar um exemplo de rotina que todas as famílias tem: a ida ao supermercado!
Antes de sair de casa, ou até no caminho, olhe bem nos olhos da criança e faça o seguinte combinado: nós vamos ao supermercado abastecer nossa casa com alimentos e você poderá escolher 1, 2 ou x itens que desejar. Aqui, cada família estipula quantos itens, de acordo com sua disponibilidade financeira.
Chegando ao supermercado, o adulto terá que ter disciplina para não ceder e agir de acordo com o combinado e poderá ajudar a criança a aprender a fazer escolhas saudáveis e priorizar seus desejos dentro do padrão financeiro em que ela vive.
Eu escuto muito as pessoas dizerem: não levem as crianças ao supermercado, pois, seu orçamento vai estourar. Como assim? Amanhã essas crianças serão adultos e se não tiverem contato com essa “rotina de sobrevivência” (afinal, todos precisam se alimentar), como eles lidarão com o dinheiro frente a essa situação?
Como você aprende algo, se nunca, teve contato com esse “algo”?
Acho que vale a pena uma reflexão, não:
Um grande abraço e até a próxima matéria!

Deixe seu comentário e sugestões de matérias sobre esse tema!

Cris Maeda
Coach, Educadora Financeira, PNL