Boas relações e boas escolhas.

Autoconhecimento – boas relações e boas escolhas

A Inteligência emocional é um livro que influenciou muito os meios empresarial e educacional nas últimas décadas. Daniel Goleman, seu autor, é um psicólogo renomado e escritor de vários livros.

Outro autor que influenciou a educação é Peter Senge. Este escreveu A quinta disciplina, livro em que discute administração empresarial na visão sistêmica e a relaciona com a educação.

Os dois autores se juntaram para escrever O foco triplo (Objetiva, 2015), e se colocaram a discutir sobre a educação. O mais interessante disso é que o primeiro autor discute sobre o indivíduo e o segundo sobre a vida em sociedade e, evidentemente, a inter-relação existente nas duas vias.

Ao pensar em educação de filhos e escolar, faço o vínculo com a educação para a vida, sendo que, para esta, há que se respeitar as fases de desenvolvimento desde a entrada na escola, ainda na educação infantil, até o final do Ensino Médio, com suas características de despedida do espaço escolar e entrada no mundo das boas escolhas, quer sejam acadêmicas ou profissionais.

Educar para a vida depende da condição oferecida à criança de se conhecer na intimidade e como ela lida com as circunstâncias emocionais desde as primeiras relações familiares, assim como com seus pares na escola. Goleman fala sobre a autoconsciência como uma forma possível de ser investida com trabalho baseado na atenção que a criança dá a si própria, inclusive quando trabalha na autogestão de suas emoções. Este é, portanto, o primeiro foco revelado pelo livro. O segundo foco baseia-se no conhecimento de si, na possibilidade de observar o “outro” e a vincula à palavra empatia, como condição básica, juntamente com o autoconhecimento, às boas relações interpessoais.

Peter Senge se propõe a explanar sobre as relações mais amplas, ou seja, trata de um pensamento sistêmico. Em seus escritos, o autor cita, ao enfatizar sua visão sistêmica, um ditado de muitas culturas nativas norte-americanas: “nossa primeira relação é com a Mãe Terra; todas as demais relações são moldadas por ela”, para nos exemplificar que nossas ações são vinculadas com muita abrangência.

Porém, o nosso distanciamento da vida nativa nos leva à necessidade de fortalecer, nos nossos filhos e alunos, o entendimento de que, em cada ação tomada, há os reflexos que reverberam para uma comunidade maior que a relação entre o um e o outro.

O triplo foco se refere ao se conhecer; conviver com o outro, por vezes, se colocar em seu lugar; e, por fim, a ampliação do entendimento de mundo como condições primordiais para conquistar as habilidades das boas relações e escolhas para a vida. Vale comprar o livro, ler e refletir.

Macarini