Bem estar

Amamentar não é só alimentar

Que delicia que é mamar!!! Diria o bebê…. será?!

Amamentar é muito mais que alimentar, que nutrir, que cuidar… é um ato de doação e entrega imensurável. Naquele momento o leite materno é a única fonte de vida para o bebe. E o peito da mamãe é o único lugar seguro. E a troca de olhares é o único meio de comunicação.

O momento da amamentação é a primeira e a melhor oportunidade de criar um vínculo poderoso entre mãe e filho. Porque o bebe não esta sendo apenas alimentado, e sim respeitado, amado, compreendido, valorizado. Se a mamãe aproveita a oportunidade para passar isso para o bebe, ele vai sentir-se forte, seguro e amado. Sensação que vai para vida toda!! É nessa hora que a mamãe mostra para o bebe que entende suas necessidades, que responde aos seus desejos, que respeita seus limites, que compreende seus olhares. E assim, o bebe que recebe isso, responde com serenidade, alegria, saúde (física e emocional).

Mas para que isso aconteça prepare esse momento: tenha horários planejados (que não precisa ser rigidamente programado, mas que tenha uma rotina, um intervalo mais ou menos comum, para que o bebe também se prepare, e não precise gritar ou chorar); faça num lugar adequado – uma poltrona ou qualquer assento em que os dois estejam confortáveis, com pouca luz e pouco ruído, no quarto do bebe, se possível, porque isso facilita também o vinculo do bebe com seu quartinho; numa posição que facilite a troca de olhar – e de fato, olhe o bebe enquanto ele mama, sorria para ele, acaricie a mãozinha dele, deixe que ele apoie a mão em seu peito – ou seja, todas as suas atenções são dele nesse momento – ainda que um familiar queira acompanhar , que seja só olhando ou falando bem baixinho sem que você precise desviar muito o olhar.

Dessa forma, você percebe se o bebe esta mamando muito ou pouco, se esta confortável ou não, saciado ou não. E ele percebe que você se importa, o respeita, o valoriza.

E sempre, sempre se coloque no lugar do bebe… por exemplo: seria legal você estar com fome e demorar muito para chegar a comida, e quando chega não é exatamente o que você pediu, e quando você vai solicitar outra coisa, ninguem te atende, esta muito barulho, ou sei la…. bem é só pensar naquela vez em que, com muita fome, você foi a um restaurante e deu tudo errado!!! Agora imagina se você só tivesse esse restaurante para ir???!!! Se você pode ficar irritado, o bebe também pode.

Fazer da amamentação a oportunidade de trocar amor, respeito, segurança e compreensão criará um vinculo tão forte e poderoso que desenvolvera relações seguras, pessoas fortalecidas e famílias harmoniosas!

Janaina

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO