A EscolaBem estarCuidando do corpo

AMAMENTAÇÃO X VACINA COVID

AMAMENTAÇÃO X VACINA COVID

A discussão sobre a utilização da vacina contra o COVID-19 em mulhres que amamentam e gestantes ganhou destaque essa semana.

Sabemos que as vacinas Sinovac/Butantan (Coronavac) e a do laboratório AstraZeneca foram aprovadas para uso emergencial no Brasil pela ANVISA, porém só a primeira encontra-se disponível no momento.

Vou destacar, então, os pontos principais que foram levantados nos estudos:

– a segurança e eficácia dessas vacinas na foram avaliadas em gestantes e lactantes (pela dificuldade inerente em analisar tais grupos); no entanto, estudos em modelos animais não demonstraram riscos de malformações;

– as gestantes e lactantes devem ser informadas sobre os dados de eficácia e segurança das vacinas conhecidos, assim como os dados ainda não disponíveis.

– a decisão entre o médico e a paciente deve considerar o potencial de contaminação do vírus na comunidade, a potencial gravidade da doença materna, incluindo os efeitos no feto e no recém-nascido e a segurança da vacina para o binômio mãe-feto.

– as vacinas são de vírus mortos e têm tecnologia conhecida e usada em outras vacinas que já fazem parte do calendário das gestantes e lactantes, como as vacinas de influenza, tétano e coqueluche.

 

Sendo assim, nesse momento:

Não tome qualquer decisão abrupta quanto à suspensão do aleitamento materno!!

Conversem com seu médico, analisem o seu grau de exposição e seus fatores de risco.

É muito provável que em breve teremos notas das Sociedades Brasileiras de Pediatria e de Imunização posicionando-se sobre isso. É altamente provável que a vacina seja administrada livremente nas lactantes por serem de vírus mortos, como falei acima.

Por Dra. Josie Pimentel

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO