A EscolaBem estarCuidando do corpo

Mamãe! Dicas de como reaproveitar as sobras da comida do dia anterior em uma receita diferente.

Dicas de como reaproveitar as sobras da comida do dia anterior em uma receita diferente

Segundo um estudo realizado pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), da ONU, mais de um bilhão de toneladas de comida vira lixo todos os anos no mundo todo. No Brasil, estima-se que cerca de 30% dos alimentos produzidos vai para o lixo e sem nenhum tipo de reaproveitamento.

Pensando em evitar o desperdício, trazemos aqui algumas dicas e alternativas para o reaproveitamento dos alimentos que sobram das refeições. Podemos reaproveitar praticamente tudo o que sobra em nossa geladeira, transformando o prato do dia anterior em uma receita diferente.

  • O feijão do dia anterior pode virar um delicioso tutu de feijão no dia seguinte ou um caldinho com macarrão para os dias mais frios ou até mesmo um bolinho (veja receita abaixo). O mesmo vale para todos as outras leguminosas/grãos: grão de bico, ervilha, lentilha (veja receita abaixo).
  • O arroz também pode virar um bolinho (veja receita) ou então preparar uma receita de forno.
  • Já o frango assado, cozido ou grelhado pode ser desfiado e virar um recheio para uma panqueca ou até mesmo virar um fricassé.
  • Sobrou batata doce cozida, assada ou purê, veja abaixo uma receita deliciosa de um nhoque que ela pode virar.

Além disso, podemos aproveitar o alimento como um todo. Por exemplo, os talos que normalmente as pessoas jogam fora ao preparar uma salada também podem ser utilizados. Talos de salada podem ser batidos com frutas, para um suco mais nutritivo ou como recheio de uma torta salgada, assim como talos de brócolis, cenoura, beterraba. Os talos de espinafre, brócolis e beterraba são nutritivos para cozinhar no arroz, fazer uma farofinha ou mesmo picadinhos e refogados.

Receitas:

Bolinho de feijão

2 xícaras de chá de feijão já cozido, temperado e com o caldo grosso
1/2 xícara de chá de farinha de mandioca bem fininha
Queijo muçarela
Farinha de aveia ou a de mandioca com queijo pouco de parmesão para empanar
1/2 xícara de couve manteiga já refogada e picadinha

Modo de preparo:

Amasse o feijão com um garfo ou amassador de legumes. Misture o feijão com a farinha e em seguida com a couve. Modele os bolinhos e coloque um pedaço de queijo para rechear e passe na farinha com o parmesão para empanar. Assar no forno até tocar no bolinho e ver que está crocante, pois nenhum dos ingredientes precisa cozinhar.

 

Bolinho de arroz com cenoura

400grs de arroz cozido
1 cenoura pequena  picada em cubinhos ou ralada grossa
1 dente de alho
3 col. sopa de salsinha ou cebolinha
1 ovo
2 col. sopa de quinoa em flocos (ou aveia)
1 col sopa de alecrim
2 col. sopa de azeite
Água para dar ponto
Sal a gosto com moderação

Modo de preparo:

Doure o alho com um pouco de azeite e acrescente a cenoura . Mexa poucos segundos e reserve.  Bater no liquidificador o arroz, o ovo, os temperos, o azeite e água que dê para bater. Bata pouco tempo ou use o pulsar. Não pode ficar líquido. Acrescente o refogado e modele na forma para assar. Pode untar, usar papel manteiga ou forma anti-aderente. Assar e forno médio até dourar.

 

Nhoque de batata doce

1 xícara de batata doce cozida e amassada
2 colheres de sopa de farinha de arroz
1 colher de sopa de polvilho doce
Sal a gosto com moderação

Modo de preparo:

Misture bem. Faça minhoquinhas e pique a massa. Ferva água numa panela grande e vá colocando o nhoque aos poucos . O tempo de cozimento é menos de 1 minuto. Colocando o nhoque na água ele ficará no fundo da panela. Assim que o nhoque subir até a superfície da água ele está cozido e pode ser retirado. Eu coloco o nhoque cozido direto no prato que vou servir pq acho que ele fica um pouco mole depois de frio. Coloque o molho de sua preferência e sirva.

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO