A EscolaBem estarCuidando do corpoEducação

Qual a importância de uma alimentação saudável e equilibrada na quarentena.

 

Qual a importância de uma alimentação saudável e equilibrada na quarentena.

É muito importante que as pessoas tenham uma alimentação saudável e balanceada para que o sistema imunológico esteja funcionando de forma adequada. Com uma alimentação adequada é possível fortalecer as defesas do nosso organismo e reagir de forma eficiente em caso de uma contaminação.
O cardápio ideal é um cardápio balanceado, variado em cores e contendo todos os grupos alimentares (carboidrato, proteína, legumes/verduras, grãos e frutas). Não existe um único alimento ou vitamina que sejam capazes de prevenir ou combater o novo vírus, assim como também não existe nenhum alimento isolado milagroso que aumente nossa imunidade. É um conjunto de ações: sono, hidratação, atividade física, estado emocional e alimentação.

Agora não é hora de fazermos dietas restritivas, pois nosso organismo precisa de todos os nutrientes para se manter fortalecido caso uma contaminação aconteça.

Aproveite esse momento de isolamento como uma oportunidade para repensar na sua alimentação, para prestar mais atenção no que está comendo e refletir sobre como poderia se alimentar de forma mais saudável. Por exemplo, por que não, fazer nuggets, bolos, hamburguers em casa em vez de comprar os industrializados.
E para quem não tem um paladar adaptado ao consumo de verduras e legumes a dica é apostar em receitas variadas. Por exemplo, se você não gosta de determinado vegetal refogado, experimente-o em outro tipo de preparação, por exemplo, numa torta ou numa quiche. Comece por pequenas trocas e aos poucos vai adaptando seu paladar.

Dicas:

  • Estabeleça horários para acordar, tomar café, almoçar, jantar.
  • Faça suas refeições sentado à mesa, na cozinha. Faça um ritual: prepare ou esquente a comida, sirva, sente à mesa e coma devagar, mastigando bem os alimentos.
  • Faça de 5 a 6 refeições por dia, distribuídas ao longo do dia. Evite longos períodos em jejum para não reduzir a imunidade.
  • Prepare as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) de forma equilibrada, incluindo todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras boas, grãos e legumes/verduras).
  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades no preparo das refeições. Excesso de açúcar debilita a imunidade.
  • Limite o consumo de alimentos processados e evite o consumo de alimentos ultraprocessados.
  • Cuidado com os lanchinhos da madrugada. Opções com proteínas, gorduras boas e fibras, como oleaginosas, laticínios e frutas são boas pedidas. Exemplos: iogurte natural ou desnatado sem adição de açúcar combinados com carboidratos ricos em fibras (como a banana ou aveia); oleaginosas como nozes, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim etc; frutas, opte pelas versões com casca sempre que possível e pelas frutas que contém mais fibras: maçã, goiaba, pêra, banana, laranja, morango e mirtilos; sanduiches de pão integral com pasta de frango/atum, homus ou pasta de amendoim integral.
  • Caprichar e muito na hidratação pois a hidratação adequada tem um papel essencial e importante para manter nossa imunidade boa.
  • Vegetais verdes escuros, frutas cítricas, alho, cebola e oleaginosas boas opções para fortalecer a imunidade.

Por Camila Silva Viola

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO