A EscolaAUTISMO, UM PROCESSAMENTO DIFERENTE!

2 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia 02 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Ao adentrar na primeira clínica que minha filha passou, logo vejo um menino descendo as escadas… ele se balançava, dava alguns gritinhos, mexia suas mãos.

Na época, vivenciando a negação, o luto, logo pensei: minha filha não é assim!!

Essas crianças vivem sendo observadas com olhares de reprovação, ou simples olhares curiosos.  O primeiro preconceito que eles passam é pelos próprios pais, que muitas vezes não querem ver o que está ali, além de querer modifica-los diuturnamente, tentando transformá-los em crianças “normais”. Sim…eu já pensei assim…sim…eu já fiz isso! 

Se eu que sou mãe, que sempre a amei incondicionalmente, já tive preconceito, o que diremos da sociedade. Tive que aprender, agora tenho que ensinar, sou a maior interessada.

Dia 02 de Abril, vem como um dia que podemos mostrar a essa sociedade que tem muito mais atrás desse balançar, que tem muito mais dentro dessa criança que ela não consegue pôr para fora…muuuitooo mais!

A partir dos 5 anos da minha filha, todo ano mando para todos os amiguinhos da sala dela alguma lembrança nesse dia, já mandei camisetas azuis para todos usarem, livrinhos infantis que falam de autismo, cofrinhos…e esse ano me juntei com outros pais da escola e fizemos um copo com os dizeres: “Tenho um amigo autista” que será dado a todas as crianças da escola. Além disso, encaminho junto da lembrança uma carta para que os pais entendam um pouco do autismo.

Informação diminui o preconceito, se você é mãe de autista, faça isso, verá como seu filho será visto melhor. Mande algo conforme a idade e entendimento das crianças da sala do seu filho. As outras mães entenderão melhor as possíveis crises do seu filho.

Se seu filho convive com algum autista, o convido a ler o texto abaixo, que enviei para a escola. Explique para seu filho, que ser diferente é normal, que um usa óculos, outro não, que um gosta de jogar bola e outro pode gostar de dar pulinhos de felicidade e gritar. Explicações simples são as melhores, eles são crianças!

Vistam azul vocês também!!!

José fica repetindo tudo o que o ouve, mas não consegue responder um simples sim ou não quando questionado…

Linda não fala nada, mas se comunica por gestos, figuras e pelo olhar…

Davi conversa, mas só se for sobre um único assunto…dinossauros…

Marcos ouviu ontem de um amiguinho que “ia chover canivetes”, e isso o deixou tão nervoso que não queria sair de dentro da escola…

Luciana repete com precisão absolutamente todas as falas do seu filme predileto…

Marcelo se frustra facilmente gerando crises de hetero e autoagressão…

Alguns se alfabetizaram sozinhos aos 3/4 anos, outros tem atrasos na alfabetização e alguns podem nunca serem alfabetizados.

Esses personagens, com nomes inventados, são todos Autistas.

TEA- Transtorno do Espectro Autista envolve crianças, que apesar de serem bem diferentes, tem em comum, dificuldades na comunicação, na socialização, presença de comportamentos repetitivos e alterações sensoriais.

Todo déficit comunicativo gera dificuldades na socialização, e isso não significa que eles não queiram amigos, mas ter amigos pode ser algo muito difícil quando não se é entendido e quando se tem comportamentos diferentes.

Muitas vezes esses, movimentos repetitivos, fazem criar olhares de estranheza e o afastamento de pessoas.

Vem então as alterações sensoriais, responsáveis por vários comportamentos, por dificuldades na aprendizagem, por situações de crises…

Por tudo isso, hoje, dia 02 de abril, vestimos azul pelo Dia Internacional da Conscientização do Autismo.

Vestimos azul para mostrar a uma sociedade que não temos filhos retardados, nem crianças birrentas, muito menos doidas, e também não temos filhos doentes.

Vestimos azul para mostrar que essas crianças existem e que o número de crianças diagnosticadas com o transtorno tem aumentado a cada ano, chegando hoje a 1:53 (1 criança autista para cada 53 crianças)

Vestimos azul por essas crianças, por suas famílias, muitas sem tratamento, pelos valores das várias terapias necessárias.

Vestimos azul por crianças e adultos que ainda vivem escondidos da sociedade.

Nós, Elaine e Almir, pais da Mariana, aluna do quinto ano, (e todos os nomes dos pais e crianças autistas da escola), estamos escrevendo à vocês pais, para que conheçam e assim possam compartilhar de um mundo mais inclusivo, buscando uma convivência harmoniosa entre os diferentes sem julgamentos e mais amoroso entre crianças e adultos.

Vistam azul vocês também!!!

Por Elaine Alves Rosa

Dia 02 de Abril vista azul você também!!!!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO