O BENEFÍCIO DO REFORÇO POSITIVO

Gosto muito de falar sobre os benefícios do reforço positivo, pois ele é um incentivo para “fazer melhor”, não só para o outro, mas para si próprio.

Com o reforço positivo, ou “o elogio”, a criança aprende a se valorizar, aumentando sua autoestima.

As pequenas conquistas devem sim serem valorizadas, pois elas servirão para a construção desse caminho de aprendizagem pelo incentivo.

Quando a criança recebe um elogio, ela se sente segura para agir da mesma forma em outra situação semelhante.

Segue algumas frases que você pode usar no dia a dia, e que farão uma toda diferença na educação de seu filho:

” Que legal que você aprendeu isso.”

“Como você é persistente! Tentou, tentou, até conseguir… Muito bem!”

” Você é um ótimo irmão ou uma ótima irmã.”

“Estou muito contente que estejamos passando um tempo juntos hoje.”

“Eu sabia que você ia conseguir!”

“Não te disse? Todo o seu esforço valeu à pena.”

“Você está muito bonito.”

“Você é um filho maravilhoso.”

“Você é um grande amigo.”

“Sou tão feliz que você seja meu filho. “

“Cada vez mais você está fazendo isso muito melhor.”

“Que linda você é, amor!”

“Você fez um ótimo trabalho fazendo isso sozinho.”

“Uau! Como você é inteligente!”,

“Se precisar de alguma coisa é só pedir.”

“Você sabe que eu te amo muito,”

Mas, cabe aqui um alerta: quando falo de elogio e reforço positivo, não falo sobre recompensas, sejam elas materiais ou privilégios. A criança não deve nunca associar um bom comportamento, para ser “comprado”, ou usar chantagem emocional, que é mais grave ainda.

A criança deve aprender a reconhecer o fato por ter sido positivo para ela e para o outro, e sentir se bem por isso e assim, sempre querer melhorar e acertar cada vez mais.

Val Pasini

Escola Para Pais