A LEITURA E O CELULAR, AMIGOS OU INIMIGOS?

Em nossa época de escola quando tínhamos que apresentar seminário, levávamos o bom e velho papel para nos auxiliar a memória.

Atualmente o instrumento que auxilia a memória dos nossos jovens na escola é o celular.

Eles se utilizam do aparelho para ouvir música, assistir filmes, realizar pesquisas, ler, estudar, apresentar trabalhos escolares, além de se comunicar.

Não adianta criticar, essa geração que já nasceu totalmente inserida nessa era digital. O negócio é correr atrás e se familiarizar com a tecnologia, não há como retroceder.

O papel dos pais e da família em geral é o de permanecer atentos aos acessos das crianças e jovens, e orientar para o bom uso da tecnologia.

A leitura também caminha nessa direção, os e-books ganham cada vez mais espaço. Para aqueles que ainda não sabem do que se trata, os e-books são livros digitais que podem ser acessados por computador, tablete e celular. Basta baixar o aplicativo gratuitamente em qualquer um desses aparelhos, efetuar a compra pela própria internet e sair lendo. Outra vantagem é a quantidade de livros que cabem nesses equipamentos e o preço que em relação ao livro físico normalmente é bem mais em conta.

Então vai mais uma dica, se seu filho não se interessa muito por leitura, talvez os e-books possam auxiliar essa aproximação com o universo literário. Procure por livros que tragam assuntos e situações que interessem aos adolescentes. Com certeza se trata de um investimento. Até os catorze anos a literatura, deve ser prazerosa, deve seduzir propiciando a construção de um percurso para que essa criança tenha condição de se tornar um leitor autônomo.

Tenha o livro como mais um aliado para estabelecer uma conversa com seu filho, pergunte o que está acontecendo na história, o que ele acha das situações apresentadas, descubra o que o agrada, o que não lhe agrada, deixe que ele te conte a história, leia o trecho que gostou. Aproveite esse momento para se aproximar.

É nesse ponto que o e-book pode auxiliar, por estar a um toque no celular, pelo preço mais acessível e dessa forma a possibilidade de variar os títulos. Use e abuse dessa ferramenta para favorecer a leitura.

Por Shirlei Pio