VIOLÊNCIA GERA…AGRESSIVIDADE GERA…

Tem uma frase que li certa vez, acho que foi na internet mesmo, não me lembro exatamente, mas me marcou muito como pessoa e principalmente mãe.

“Estamos tão preocupados em deixar um mundo melhor para nossos filhos. Mas não nos preocupamos em deixar filhos melhores para o mundo”.

Nos queixamos da falta de educação, da agressividade, da falta de paciência, da corrupção, da inversão de valores e tudo mais.

Usamos frases que são verdadeiros clichês: “no meu tempo não era assim”.

Tudo isso reflete em toda sociedade, seja em casa , na escola, na praça, ou no parque. Vemos crianças cada vez mais intolerantes e cruéis. São inúmeras as situações que acontecem nas escolas de violência praticada de criança contra a própria criança.

De maneira muito simplista coloco essa questão tão ampla e polêmica. Com tantas variáveis possíveis, mas relembro que o adulto é quem tem o poder de direcionar, não esperar um comportamento ético e respeitoso por parte da criança como um milagre.

Querendo ou não somos exemplos para nossos filhos nas mínimas coisas, pedimos a eles que não falem palavrão, quando muitos de nós falamos palavrão o tempo todo. Orientamos para que eles não contarem mentiras, mas pedimos para eles atenderem ao telefone e dizer que não estamos. Pedimos paciência para eles, enquanto somos absolutamente impacientes com as mínimas coisas. Orientamos para que respeitem a professora e os colegas, quando muitas vezes demonstramos total falta de respeito pelo ser humano mais próximo a nós.

Temos sido excelentes exemplos de agressividade e intolerância para nossas crianças. Estamos terceirizando todo e qualquer tipo de responsabilidade de ação negativa, quando nós mesmos mostramos e colaboramos para um mundo tão agressivo, que as crianças só fazem copiar os adultos.

O que o comportamento dos nossos filhos tem nos mostrado sobre o nosso?

Shirlei Pio

1 COMENTÁRIO

• Responder
    Marisa Diz:

abril 27, 2024 at 12:25 pm

Oi, Shirlei.

Adorei o que escreveu.
    As pessoas reclamam de tudo e de todos, mas n~ao refletem que se continuarem sendo incoerentes entre o que desejam e o que fazem continuarão colaborando com a escalada da violencia e da inconsciencia. Para termos um resultado diferente do que temos tido, precisamos ter acoes diferentes.

Escreva mais.