Mães angustiadas – parte II

Então vamos lá, refletindo nos questionamentos feitos no artigo anterior sobre este tema.

Conseguirei educar corretamente?

Claro que sim! Você não precisa estar 24 horas com seu filho para ter uma educação de qualidade. O que o seu filho precisa é de sua atenção, paciência e amor o tempo que você estiver com ele, e para que ele nunca deixe de saber quem é a sua mãe e que seu amor é incondicional. Então, faça do tempo que você estiver com ele o melhor período do dia de vocês dois, mesmo que seja só na hora do banho, cantando, brincando, fazendo uma boa massagem.

Meu filho estará nas mãos de outras pessoas e se vincularão mais a elas?

Lembre-se sempre, seu filho estará sendo “cuidado” por uma pessoa de sua confiança, seja ela avó, tia ou cuidadora. E se você confia nela, e sua criança fica feliz, ótimo! Pense sempre, que o que ela estará fazendo é compartilhando cuidados e doando amor e paciência. E mais amor não faz mal a ninguém.

E o lidar? Cuidados e tudo mais? Será que é como eu gostaria?

Entendo perfeitamente a preocupação nesses cuidados do dia-a-dia, mas isto cabe a você. É preciso orientar a pessoa que estará com seu filho e confiar nela ao ponto de acreditar que ela estará realizando tudo aquilo que foi determinado. Sei que muitas vezes temos “problemas” nesta questão, mas vale insistir e se for necessário troque de cuidador.

Por outro lado quero trabalhar fora, cuidar da minha vida profissional, afinal estudei e investi tanto… quero ter minha independência financeira!

Perfeito, se foi esta a sua decisão, vamos lá! Vale tudo que falamos anteriormente. Escolha com cuidado a escola ou a pessoa que irá cuidar de seu filho. E não se esqueça da atenção e amor por inteiro durante o tempo que estiver com ele.

Mas deixar os filhos com quem?

Novamente, escolha muito bem, confiança na pessoa, nas atitudes, cuidado e respeito. Empregada? Babá em casa? A vovó cuida? Creche, escola?

Ou fico em casa doando o meu tempo e tudo de melhor que eu tenho e posso oferecer na educação e criação do meu filho?

Mais uma vez, a mesma preocupação! Confiança e respeito sempre. Penso que conseguiremos fazer o outro feliz, se formos felizes. Se escolher ficar em casa cuidando de seu filho faça disso a melhor experiência de sua vida.

Continuaremos a conversar no próximo artigo, afinal, ainda temos muitas dúvidas e inseguranças  sobre esse assunto.

Deixe sua opinião, você concorda com as colocações feitas?

Val Pasini

Escola Para Pais