Desenvolvimento Infantil: O que é? Pra quê serve?

Muito se fala sobre desenvolvimento infantil. É bastante comum encontrarmos programas na televisão sobre o tema do Desenvolvimento Infantil. Filmes e documentários que se dedicam a tratar o assunto são cada vez mais recorrentes. Afinal, o que esse desenvolvimento realmente significa? Para quê precisamos estar atentos para essa questão? Em que esse assunto pode auxiliar na educação das crianças?

É importante compreender alguns aspectos do desenvolvimento da criança por dois motivos principais:

Em primeiro lugar para conhecer a criança e ter mais clareza sobre suas necessidades, já que são diferentes conforme o estágio de desenvolvimento. Além disso, permite com que nós nos relacionemos e compreendamos melhor as crianças, uma vez que por meio da identificação das necessidades concretas de cada estágio do desenvolvimento. Assim, poderemos nos adequar melhor, seja qual for nosso papel educativo diante das crianças – pais, avós, tios, educadores ou professores.

Antes de mais nada, é preciso compreender o que de fato é o desenvolvimento. Desenvolvimento não é um estado, mas um processo de duração vital que está relacionado à ideia de mudança e transformação. Esse processo não ocorre de maneira linear, ou seja, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo mudanças que vão se produzindo gradualmente e, ao mesmo tempo, vão se sucedendo e se sobrepondo.

Existem três fatores estruturantes desse processo:

• O desenvolvimento está sempre relacionado ao Outro, isso porque além do sujeito ser sempre interativo com o outro, o outro também serve como referência. Por exemplo, até para dizer que Maria é baixa, dizemos isso porque a comparamos com outras meninas da mesma idade.
  • O afeto é uma das dimensões mais importantes no desenvolvimento, uma vez que ele gera vínculo que por sua vez gera segurança para as crianças.
  • A cultura e o contexto em que a criança vive tem um peso bastante grande no processo de desenvolvimento.

Portanto, podemos definir como desenvolvimento a interação da pessoa, com a hereditariedade, com o seu contexto e o tempo.

Há diversos estudiosos sobre o tema e diferentes teorias, mas em todas elas existem alguns consensos. O primeiro deles é que todos os domínios do desenvolvimento estão intimamente relacionados, isto quer dizer que o aspecto físico influencia o cognitivo, que influencia o emocional, que influencia a linguagem e assim por diante.

Outra concordância é que dentro do desenvolvimento típico esperado, há inúmeras diferenças individuais, isso porque, como já dissemos, o desenvolvimento inclui inúmeras variáveis que repercutem de maneira singular em cada criança.

Todas as teorias levam em conta que as crianças ajudam a moldar o seu desenvolvimento e influenciam as respostas que recebem dos outros. Ou seja, não se pode dizer, por exemplo, que somente a criança é moldada pelo comportamento dos pais. Essa relação é bidirecional, os pais também mudam seus comportamentos de acordo com as crianças.

Além disso, o desenvolvimento na infância está relacionado com o desenvolvimento ao longo de toda a vida. Isso quer dizer que o desenvolvimento em todos os seus aspectos – tanto afetivo, como físico, social, da linguagem, motor – das crianças bem pequenas tem impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas irão se tornar. E isso será papo para nossa próxima conversa!

Lívia Alonso Tagliari