A EscolaEducaçãoEducação financeira para crianças

Dinheiro é assunto de criança sim!

Dinheiro é assunto de criança sim !

O tema educação financeira tem recebido grande destaque nacional e internacional nos últimos anos como um dos fatores mais importantes para garantir melhor qualidade de vida no presente, conforto no futuro e uma vida saudável e equilibrada, em todos os aspectos.

Este é o sonho de boa parte dos pais para seus filhos, não é mesmo ?

Ensinar uma criança a ter uma boa relação com o dinheiro desde pequena, aumentará suas chances de, na vida adulta, se tornar mais consciente de suas escolhas, sabendo administrar melhor seus recursos e, consequentemente, vivendo uma vida mais plena e feliz.

No Brasil, Educação Financeira passou a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como disciplina transversal no ensino infantil e fundamental desde 2020, o que já é um excelente progresso.

Mas, é dentro de casa que os pilares para uma relação saudável com o dinheiro serão transmitidos à criança, por intermédio de seus pais e cuidadores, por meio de atitudes simples, dentro da rotina. Isso deve ser iniciado e exemplificado de forma leve, descontraída e numa linguagem que a criança entenda, desde sempre.

E para começar estes valiosos ensinamentos, não é preciso esperar uma idade específica, muito menos o aprendizado dos números ou a criança já saber fazer contas, pois, o grande lance, é ensinar conceitos e comportamentos importantes que ajudem a criança a saber fazer escolhas, controlar os impulsos e avaliar a utilidade das coisas, aproveitando as oportunidades do dia a dia para treinar estes comportamentos.

Por exemplo :  para ensinar sua criança a saber escolher, use e abuse das Escolhas Limitadas, que é uma poderosa ferramenta da Disciplina Positiva que consiste em oferecer escolhas para a criança.

Essa estratégia nos auxilia em diversas situações porque, além de treinar o saber escolher,  faz a criança se sentir empoderada, aceita, amada e importante ao receber voz de escolha.

Participar da decisão é bem diferente de receber ordens e comandos o dia todo, que tendem a aumentar a resistência dela em colaborar e com esta técnica, evitamos muitos atritos desnecessários.

Chama-se escolhas limitadas, pois nós, pais, devemos exercer o  nosso papel de oferecer escolhas apropriadas para a idade da criança, para a realidade vivenciada e dentro do orçamento disponível.

Desta forma, comece a exercitar esta poderosa ferramenta e deixe a criança escolher entre 2 ou 3 opções para a fruta da sobremesa, cor da escova de dente, tipo de mochila, a escolha do Café da Manhã, do lanche da escola, da roupa que a criança vai vestir, o brinquedo no passeio do shopping ou no mercado.

De forma bem simples pergunte : Filho você prefere XXXX ou YYYY ?

De vez em quando aprofunde um pouco mais o treinamento questionando :

Por que prefere este ou aquele?

Com qual deles brincará mais?

Por que?

Assim ela pratica o ato de pensar em suas escolhas, começa a entender os seus porquês e preferências, e assim, passa a se apropriar de sensos importantes de autoconfiança e autonomia.

Tudo isso será valioso para desenvolver uma vida financeira equilibrada na vida adulta.

Espero que tenha gostado.

Um grande abraço e até a próxima.

Lu Peron