A EscolaBem estarCuidando do corpoEducação

Amamentação em espaço público: um direito da mulher e da criança.

Os benefícios da amamentação para as mulheres que amamentam e seus bebês são conhecidos e amplamente divulgados. Todos  sabemos que bebês não tem hora e lugar certo para querer mamar, não é mesmo?

No entanto, apesar de toda a luta das mulheres para fazer com que a amamentação seja algo natural em espaços públicos, a maioria das mulheres ainda se sentem desconfortáveis em alimentar seus filhos na frente de desconhecidos. Costumamos nos cobrir com panos. Há mulheres que oferecem mamadeiras quando estão fora de casa, pelo desconforto que sentem ao amamentar fora de casa.

Estudos mostram que isso ainda é muito presente no Brasil e em outros lugares do mundo, como no Reino Unido, onde 8% das mulheres dizem ter ouvido  comentários obscenos ao amamentar seus filhos em público, 16%  recebeu olhares de conotação sexual,  62%  disseram ter sido encaradas por estranhos  e 27% foram  orientadas  a amamentar  seu bebê em outro lugar.

Apesar da existência de leis que dão total legalidade ao direito de amamentar em espaços públicos, este ainda é um tabu. O olhar de naturalidade ao ato de amamentar, principalmente crianças maiores de 1 ano, mostrando que o peito da mulher que  amamenta  é um peito que está nutrindo,  precisa ser construído  junto à sociedade e também junto à mulher que amamenta.

O sucesso da amamentação também depende do ambiente em que ocorre. Quanto mais confortável a mulher se sentir, mais prazeroso estarão mãe e bebê. Quanto maior a Rede de Apoio apoiando a amamentação, maiores as chances do aleitamento prolongar-se.

Além de tudo, é cheio de amor.

 

“Sim, quando eu amamentava meus filhos, não estava nem aí: amamentava empurrando o carrinho do mercado ou onde estivesse, se meus filhos pediam” (Tania Yuka)

“Eu não! Sempre achei que este era um momento meu e do meu filho! Nada contra quem amamenta em público, mas eu não me sentia confortável!” (Tatiana Torrecillas Jaconis)

“Eu me sentia muito mais confortável amamentando há nove anos atrás. Agora, vendo como a mente do homem é pervertida, me sinto menos a vontade. Porém, não deixo de amamentar em público e nem tampar com fraldinha, afinal, sei que estou fazendo a coisa certa para minha filha” (Josi Bordin)

“Não, para mim, a amamentação é um ato super natural, porém, não consigo agir naturalmente e me sentir confortável ao colocar o seio para fora em público. Mas o conforto do meu filho em primeiro lugar, minha timidez em segundo e o julgamento alheio em vigésimo quinto! (risos)” (Neizi Magalhães)

“Sim, amamento de boa, sem vergonha” (Michelle Brambilla)

“Sentia muitas pessoas olhando, mas o prazer era tanto de me sentir a única fonte para os meus filhos, que só olhava para eles curtindo o momento” (Monica Ranieri)

Para Nicola Wallace, porta-voz de Tommee Tippee, a pesquisa revelou o tabu que ainda existe em torno da amamentação. “Esta pesquisa revela quanto estigma ainda existe em relação à amamentação no Reino Unido”, disse. “A decisão de amamentar é muito pessoal e também suscetível de atrair opiniões de amigos e familiares. Mas você e seu bebê são únicos, por isso, confie nos seus instintos e faça o que é certo para os dois.”

Por Dra. Josie Pimentel

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO