A EscolaBem estarCuidando do corpoEducação

PARTE 2 – DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NOS PRIMEIROS 1000 DIAS

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NOS PRIMEIROS 1000 DIAS

No período da gestação e amamentação, é importante seguir uma alimentação leve e equilibrada, que deve incluir frutas, cereais integrais, legumes, verduras, peixes, gorduras saudáveis (abacate, azeite, castanhas e sementes) e ingestão de bastante água. Evitar industrializados (processados e ultraprocessados), excesso de cafeína e de açúcar e gorduras saturadas e trans (frituras, manteiga e  gordura vegetal).

Já na primeira infância é importante que seja incentivado, desde a introdução alimentar, uma alimentação saudável e bem variada, com frutas, legumes, verduras, grãos, cereais e água para que o bebê possa ter contato com diversos sabores e texturas.

Hoje os estudos mostram que a forma como a introdução alimentar for conduzida, pode determinar o vínculo que a criança terá com o alimento para o resto da vida. Por isso, os pais devem ser responsivos durante a alimentação da criança, ou seja, são responsáveis pela escolha e oferta de uma alimentação saudável, mas quem determina o quanto vai comer é a criança.

Deixar a criança exercer a autorregulação é excelente para que ela desenvolva um bom relacionamento com o corpo, autocontrole, autonomia e também a independência emocional.

Por isso, o momento da alimentação precisa ser agradável. Nunca force seu filho a raspar o prato. As crianças nem sempre precisam da quantidade de comida que os pais acham necessário.

Desde a introdução alimentar até os 2 anos de vida da criança, recomenda-se não oferecer açúcar nem alimentos ricos em açúcar, sucos (mesmo os naturais), alimentos industrializados (processados e ultraprocessados) e utilizar o mínimo de sal para o preparo das refeições. Sempre dar preferência para comida de verdade e as frutas in natura!