A EscolaEducaçãoSíndrome de Down, reflexões e histórias

Down – Como fazer para que o seu filho se sinta incluído no ambiente escolar?

Como fazer para que o seu filho se sinta incluído no ambiente escolar?

 

Escrever para este blog é de fato algo desafiador. Isto porque escrevo para um público que é tão ou mais experiente do que eu, no que diz respeito a lidar com uma criança especial. Assim, desejando que minhas reflexões sejam úteis para alguém, decidi escrever a respeito de como o meu filho André passou a se sentir incluído na escola em que ele estuda.

Em agosto o André completará 6 anos, com a graça de Deus! No ano que vem, ele irá para a primeira série. Há cerca de dois anos a escola iniciou uma pré-alfabetização, e este processo vem sendo intensificado de forma voraz!

Imagino que como eu, muitos pais tenham sentido a angústia de ver o seu filho não se alfabetizar no ritmo dos colegas. Ah que tristeza! Então, este é o momento para procurar indicação de uma escola melhor preparada, uma psicopedagoga, um terapeuta ocupacional, especialistas, novas metodologias de ensino, mais estímulos, adaptar o material pedagógico, consultar um médico recomendado, etc. Certo?

Errado.

Em meio a minha preocupação para fazer com que o André se sentisse incluído, eis que a professora dele comentou com a fonoaudióloga que o André se sentia triste, pois era a única criança da turma que não trazia lanche de casa e comia o da escola. Quando a fono me contou isto, fiquei tão aborrecida pensando há quanto tempo ele estava se sentindo diferente, não por ainda não ter conseguido ler ou escrever, mas porque era o único que comia o lanche da própria escola.

Evidentemente esta situação poderia ter sido evitada se tivesse havido uma comunicação mais efetiva com a professora, ou se eu simplesmente tivesse mandado o lanche como os demais pais. Contudo, este texto não é para dizer usem lancheiras, ou algo do tipo. Escrevo para tentar alertar quanto ao fato de estarmos tão preocupados em buscar profissionais qualificados para auxiliar o processo de desenvolvimento das nossas crianças, que por vezes acabamos não percebendo que bastaria prestar mais atenção ao cotidiano deles.

Infelizmente não tenho a fórmula para a inclusão, mas talvez neste momento, para que o seu  filho se sinta parte integrante do grupo, esteja faltando apenas um simples “pão com geléia”!

 

Por Cristiane Borba Prates Leme de Souza

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO