A EscolaAUTISMO, UM PROCESSAMENTO DIFERENTE!Educação

AUTISMO – O DIA QUE ELA ME MOSTROU O QUANTO ELA ENTENDIA TUDO!

 

O DIA QUE ELA ME MOSTROU O QUANTO ELA ENTENDIA TUDO!

A Mari tinha uns 4 anos, nesta foto, estávamos em um buffet infantil. Ela sempre amou brinquedos que girassem, e ficava horas ali. Eu só de olhar já enjoava.

Nesse dia mal chegamos, ela mal entrou no brinquedo, que além de girar em círculo, girava em torno do próprio eixo, pela primeira e única, até hoje, ela vomitou.

A proibi de retornar ao brinquedo, e depois dela ter insistido muito em retornar, e eu não ceder, foi até a porta do buffet me mostrando que queria ir embora, era como se me falasse, só que em atitudes: “se não posso ir no único brinquedo que gosto, então quero ir embora”.

Fui firme e disse que não iria antes de cantar os parabéns, a festa tinha iniciado fazia apenas 30 min. E então ficamos ali, eu, o pai e ela, na porta do buffet por uns 10/15 min. Ambas testando uma a outra….

Quando então chegou uma menina da sala dela. Ela imediatamente, e pela primeira vez na sua vida, pegou a mão da menina de forma espontânea, atravessou todo o buffet e foi até a entrada do brinquedo. Para mim ela estava dizendo “agora vocês vão deixar, não é isso que vocês querem de mim”.

A amiga, toda feliz, “nossa a Mari gosta de mim, me chamou para brincar”, eu olhava e olhava para ela. Fiquei raciocinando o que ela tinha feito. Eu, pasma, falei para o monitor liberar a entrada do brinquedo, e ela não largou a mão da menina, até o momento que a menina não aguentou mais ficar ali e pediu para sair. E lógico, ela continuou lá feliz e contente!!

Percebi nesse dia o quanto ela compreendia o que queríamos dela, entendi o quanto ela entendia.

Mudei minha forma de trata-la, minha forma de conversar com ela, acho que nem conversava, aprendi a conversar, mesmo não tendo retorno da fala.

Nunca se esqueçam, eles podem não falar, mas entendem mais do que imaginam.

 

Por Elaine Alves Rosa

 

 

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DE

NÃO HÁ COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO